A Escola e a Diabetes Mellitus Tipo 1: CHBM dinamizou encontro destinado à comunidade escolar

13/03/2019

A equipa da Diabetes Pediátrica do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) promoveu, no dia 6 de março, o IX Encontro «A Escola e a Diabetes Mellitus Tipo 1», centrado no tema «O Mundo da Criança e do Jovem».

Este é um evento direcionado para a comunidade escolar, que pretende aproximar os profissionais de saúde e de educação, visando a desmistificação da doença.

O início do encontro foi marcado com a assinatura de um protocolo de cooperação entre o CHBM e a Associação Mellitus Criança. Esta colaboração prevê o empréstimo de um equipamento que permite a medição da Hemoglobina A1c às crianças e jovens seguidas na Consulta de Diabetes Pediátrica, sem ser necessário recorrer a análises em laboratório. Este teste permitirá avaliar o controlo glicémico de forma minimamente invasiva, com maior adesão e consequente melhor controlo da doença.

Ao longo da manhã de trabalho foram abordados diversos temas centrados na diabetes mellitus tipo 1: a sua fisiopatologia, as insulinas e formas de tratamento; as atuações nas suas intercorrências; o exercício físico; o mundo do adolescente. Foi, ainda, partilhada a perspetiva da comunidade com a experiência da Associação Mellitus Criança. No período da tarde, houve tempo para um workshop de nutrição, sobre a importância da contagem dos hidratos de carbono na diabetes.

Este encontro contou com a presença de cerca de 70 profissionais da comunidade escolar, entre professores, auxiliares e profissionais de saúde. A equipa de Diabetes Pediátrica realiza desde 2010 dois encontros anuais, um direcionado à comunidade escolar e outro para as crianças/adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 seguidos na Consulta de Diabetes Pediátrica do CHBM e suas famílias.

Para saber mais, consulte:

CHBM > Destaques