Dia Mundial do Rim 2019: CHUC promove encontro no dia 14 de março, para assinalar data

13/03/2019

O Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai comemorar o Dia Mundial do Rim, que se assinala a 14 de março, com um encontro subordinado ao tema «Um olhar sobre a atividade dos serviços de nefrologia e a articulação com os Cuidados de Saúde Primários da Região Centro».

Esta iniciativa junta todos os serviços de nefrologia da Região Centro e os Agrupamentos de Centros de Saúde dos Cuidados de Saúde Primários, no Centro de Congressos do polo dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), pelas 10h30.

Durante esta sessão haverá também a entrega da «Distinção Nefrologia» aos melhores alunos da disciplina de Nefrologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, referente ao ano letivo 2017-2018.

O Serviço de Nefrologia do CHUC registou, no ano de 2018, um total de 14.447 sessões de hemodiálise e hemodiafiltração em 1.926 doentes tratados. O serviço tem 26 postos, sendo 15 no polo HUC e 11 no polo dos Hospitais Gerais.

As comemorações do Dia Mundial do Rim apostam mais uma vez na sensibilização da população para esta temática, cujo objetivo é promover a saúde e incentivar a adotar estilos de vida saudáveis.

Em Portugal, o predomínio de doentes sob tratamento substitutivo da função renal tem vindo a aumentar anualmente e a incidência de doentes em diálise continua a ser das mais elevadas da Europa.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra > Dia Mundial do Rim 2019