Instituto Ricardo Jorge participa no Portugal eHealth Summit 2019

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa no Portugal eHealth Summit 2019

22-03-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge participou no Portugal eHealth Summit 2019, que decorreu entre os dias 19 e 22 de março, em Lisboa, na Altice Arena – Sala Tejo e no PT Meeting Center. Enquanto parceiro institucional desta cimeira da inovação, tecnologia e saúde promovida pela SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde), o Instituto Ricardo Jorge marcou presença na área de exposição através de um stand institucional e foi ainda responsável por duas apresentações.

“1 milhão de genomas Europeus: ganhos e desafios” foi o título da apresentação de Astrid Moura Vicente, coordenadora do Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, onde se discutiu um projeto da União Europeia (UE) que visa proporcionar o acesso a, pelo menos, um milhão de genomas sequenciados na UE até 2022. Este projeto decorre da declaração conjunta sobre cooperação assinada, em abril de 2018, por 14 Estados-membros, entre os quais Portugal.

A segunda comunicação do Instituto Ricardo Jorge, intitulada “INSaFLU: vigilância da gripe à escala global”, foi apresentada por Vítor Borges, investigador do Departamento de Doenças Infeciosas, e contou ainda com os comentários de Baltazar Nunes, investigador do Departamento de Epidemiologia. A plataforma bioinformática INSaFLU é uma ferramenta online inovadora que permite analisar o genoma completo do vírus da gripe.

A terceira edição do Portugal eHealth Summit apostou no debate nacional e internacional de temas de saúde pública, inteligência artificial, robótica, proteção de dados, marketing digital, telessaúde, eProcurement, entre outros. À semelhança de 2018, o evento recebeu o Alto Patrocínio da Presidência da República, reconhecendo a sua importância para alavancar a inovação tecnológica, não só no setor da saúde, mas transversal a toda a administração pública portuguesa.