eHealth Summit

DGS na 3.ª edição do eHealth Summit

A Direção-Geral da Saúde participou na 3.ª edição do eHealth Summit promovida pelo Ministério da Saúde, entre os dias 19 e 22 de março.

Esta iniciativa, focada no processo de transformação digital foi marcada pela intervenção de vários ministérios com o objetivo de promover a formação e literacia digital do cidadão e a inovação tecnológica da administração pública para melhor servir profissionais e cidadãos.

A Direção-Geral da Saúde esteve representada em três painéis com oradoras nas áreas Alimentação Saudável, Maria João Gregório, eboletim infantil, Bárbara Menezes e Vigilância e Monitorização em Saúde, Rita Sá Machado.

Esta edição contou com mais de 220 oradores onde especialistas em matéria de saúde pública, cibersegurança, proteção de dados, entre outros, apresentaram as mais relevantes novidades associadas a estas áreas.


Ministra da Saúde reitera prioridade na inovação tecnológica

A Ministra da Saúde, Marta Temido , participou no encerramento da terceira edição da Portugal eHealth Summit 2019, que decorreu a 22 de março, na Altice Arena.

Marta Temido reiterou a posição do Programa do Governo de dar prioridade à inovação para que o País «seja capaz de responder, com inteligência e sucesso, aos desafios sociais, económicos e ambientais, atuais e futuros, assumindo uma posição de vanguarda no espaço europeu».

A crescer de ano para ano, «Portugal eHealth Summit» contou com a presença de mais de 15 mil pessoas na edição de 2019.

Foram 4 dias de muito trabalho, conhecimento, workshops, partilha de experiências e projetos. Dezenas de especialistas, muitos internacionais, e uma multiplicidade de temas que juntaram a tecnologia e a saúde dando lugar, também, ao debate de temáticas transversais a toda a sociedade, como a saúde pública, a violência doméstica, o testamento vital, a inteligência artificial e muitos outros. Startups e empresas apresentaram as suas soluções inovadoras na área de exposições na Sala Tejo.

Na ocasião, a Ministra da Saúde salientou que «Os serviços de saúde do séc. XXI têm que se desmaterializar, acompanhar as pessoas, os utentes e os profissionais». O Portal do SNS, a telesaúde, o registo eletrónico de saúde, a prescrição eletrónica e o MySNS Carteira foram dados como exemplos de inovação tecnológica.

Marta Temido afirmou que «estes avanços têm contribuído para reduzir a desigualdade no acesso à saúde e para reforçar o poder do cidadão no sistema», sublinhando a obrigação de continuar a estimular a inovação e o desenvolvimento tecnológico e digital.

Esta iniciativa diferenciadora e transversal a todas as áreas da sociedade foi promovida pelo Ministério da Saúde, através dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde – SPMS.

Para saber mais, consulte:

Portugal eHealth Summit – http://ehealthsummit.pt/