Dia Nacional do Doente com AVC: CHUC assinala data com caminhada, no dia 30 de março

28/03/2019

No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC), que se celebra a 31 de março, e com o objetivo de sensibilizar a população para a realidade desta doença em Portugal, a Unidade de AVC do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) promove, no dia 30 de março, a 5.ª caminhada comemorativa, com início no polo dos Hospitais da Universidade de Coimbra, pelas 9 horas.

A informação sobre o AVC, especialmente em relação aos fatores de risco, aos sinais de alarme e modo de atuar perante os sinais, ainda é muito desconhecida. Por isso, é fundamental insistir em campanhas de sensibilização para a população e relembrar que os principais fatores de risco são evitáveis através da adoção de um estilo de vida mais saudável.

O AVC continua a ser a principal causa de mortalidade e morbilidade em Portugal – por hora, três portugueses sofrem um AVC – e 40% dos sobreviventes ficam dependentes de terceiros para as atividades básicas da vida diária.

Para saber mais, consulte:

CHUC > Dia Nacional do Doente com AVC – 5.ª Caminhada Comemorativa