Seminário “Trabalho e saúde, desafios com futuro” – INSA

imagem do post do Seminário “Trabalho e saúde, desafios com futuro”

04-04-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge promove, dia 30 de abril (09:45), no seu auditório em Lisboa, o Seminário “Trabalho e saúde, desafios com futuro”, no âmbito das comemorações do Centenário da fundação da Organização Internacional do Trabalho e do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho. A iniciativa visa debater os desafios lançados pelas novas formas de trabalho induzidas pela globalização, automatização e tecnologias de informação e as suas implicações na saúde e bem-estar dos trabalhadores, das suas famílias e das comunidades em geral.

Promovido pelo Departamento de Epidemiologia e pela Área de Segurança e Saúde no Trabalho do Instituto Ricardo Jorge, o seminário contará com a presença de especialistas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Autoridade para as Condições do Trabalho e da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, entre outros. A participação no evento é gratuita, mas carece de inscrição prévia através do preenchimento do seguinte formulário.

O Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, que se assinala a 28 de abril, pretende informar e sensibilizar os cidadãos para a importância da segurança e da saúde no local de trabalho, fomentando uma cultura de prevenção e tendo como objetivo a redução dos acidentes de trabalho e as doenças profissionais. A informação em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) é considerada um pilar fundamental de toda a política preventiva das organizações, com repercussão em todo o processo de gestão de SST, nomeadamente ao nível da avaliação de riscos.

Desde 1996, é também comemorado a 28 de abril o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, como forma de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais. A primeira cerimónia teve lugar em Nova Iorque, na Organização das Nações Unidas, onde foi aceso um memorial para recordar todos aqueles que perderam a vida no trabalho ou adquiriram doenças relacionadas com a sua atividade profissional. Desde 2001 que esta efeméride é reconhecida e apoiada pela OIT, entidade que comemora este ano seu 100º aniversário.

Para mais informações, consultar o programa do seminário.