Fast Track Cities: Amadora na via rápida para acabar com a epidemia VIH

09/04/2019

Foi assinado esta segunda-feira, dia 8 de abril, o pacto local para a intervenção na área do VIH/Sida no município da Amadora, que contou com a intervenção da Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, na sessão de encerramento.

A cerimónia contou, ainda, com a presença da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, do Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, e da Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares.

Na iniciativa foram apresentados os dados do diagnóstico sobre VIH/Sida na Amadora, as linhas estratégicas do Plano de Ação do município para 2019-2025 e a intervenção na área do VIH/Sida no concelho.

Sobre a Iniciativa Fast Track Cities

O projeto Fast-Track Cities foi lançado no Dia Mundial da SIDA em Paris, em 2014. Os avanços científicos, o ativismo da sociedade civil e o compromisso político para alcançar objetivos comuns, criam uma oportunidade real de acabar com a epidemia no mundo até 2030. Neste contexto e atendendo ao papel relevante na resposta à infeção pelo VIH, as cidades encontram-se agora, em posição privilegiada para liderar as ações, acelerando a resposta ao VIH e atingir, até 2020, as metas 90-90-90:

  • 90% das pessoas que vivem com VIH, a saber que têm o vírus;
  • 90% das pessoas diagnosticadas com VIH a receber tratamento; e
  • 90% das pessoas em tratamento com carga viral indetetável.

Atendendo à proximidade das cidades à população, bem como a existência de infraestruturas, recursos materiais e humanos, pretende-se que as cidades adotem ações locais com impacto global, construindo desta forma um futuro mais equitativo, inclusivo, próspero e sustentável para todos – independentemente do sexo, idade, condição social e económica ou orientação sexual.