Dia Mundial da Voz: CHEDV assinala data com rastreios à população, no dia 16 de abril

12/04/2019

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Voz, que se assinala a 16 de abril, o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) disponibiliza aos seus utentes e à população em geral um conjunto de ações de prevenção e promoção da saúde vocal, uma iniciativa que resulta da colaboração entre os serviços de Otorrinolaringologia e Medicina Física e Reabilitação.

Além de sensibilizar os cidadãos para a importância de cuidar da voz, é objetivo dos profissionais de saúde do CHEDV conseguir um diagnóstico precoce de múltiplas patologias que lhe estão associadas, permitindo desta forma a preservação do nosso principal meio de comunicação.

Assim, no dia 16 de abril, entre as 9h30 e as 17h00, serão realizados rastreios gratuitos de saúde vocal no átrio das visitas do Hospital São Sebastião, com a colaboração de otorrinolaringologistas e terapeutas da fala.

O rastreio inclui um breve questionário de saúde vocal para identificação dos maus usos e abusos vocais, a análise percetiva da voz e orientações de higiene e saúde vocal. Caso sejam detetadas alterações significativas, os participantes terão a oportunidade de serem observados e avaliados pelo médico otorrinolaringologista. Todos os participantes recebem um folheto de cuidados com a voz.

Entre os dias 9 e 26 de abril está patente uma exposição de trabalhos, alusiva à saúde vocal e cuidados com a voz, no átrio das consultas externas do Hospital de São Sebastião e Hospital do Hospital de São João da Madeira. Os trabalhos foram realizados pelos alunos do 8.º ano do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, em São João da Madeira.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga > Agenda de eventos