Instituto Ricardo Jorge promove curso sobre amianto nos edifícios

17/04/2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge realiza, no dia 10 de maio de 2019, a 7.ª edição do curso «Amianto nos edifícios: localização, aplicação, risco e avaliação da exposição».

Os interessados em participar no curso deverão efetuar a sua inscrição até 26 de abril. A ação formativa decorre nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, e tem como objetivo dotar os participantes de conhecimentos sobre os riscos para a saúde resultantes da exposição ao amianto, bem como as diversas aplicações deste material nos edifícios.

Promovida pelo Departamento de Saúde Ambiental (DSA), a formação proporcionará ainda conhecimentos sobre a metodologia de monitorização ambiental, a determinação da concentração de fibras no ar e interpretação de resultados com o objetivo de avaliar a exposição.

Devido às suas propriedades, o amianto teve, no passado, numerosas aplicações nomeadamente na indústria da construção, encontrando-se presente em diversos tipos de materiais. O Instituto Ricardo Jorge, através da Unidade do Ar e Saúde Ocupacional do DSA, desenvolve há mais de 40 anos estudos relacionados com a exposição a amianto, tendo sido pioneiro, a nível nacional, na resposta a pedidos de avaliação da exposição profissional e ambiental a este agente.

O amianto ou asbestos é a designação comercial utilizada para a variedade fibrosa de seis minerais metamórficos de ocorrência natural. O perigo do amianto decorre sobretudo da inalação das fibras libertadas para o ar, sendo que, regra geral, a presença de amianto em materiais de construção representa um baixo risco para a saúde, desde que o material esteja em bom estado de conservação, não seja friável e não esteja sujeito a agressões diretas.

Para saber mais, consulte: