Instituto Ricardo Jorge promoveu reunião de peritos no âmbito da Avaliação do Plano Nacional de Saúde

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove reunião de peritos no âmbito da Avaliação do Plano Nacional de Saúde

17-04-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através dos seus departamentos de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis e de Epidemiologia, promoveu, dia 3 de abril, nas suas instalações em Lisboa, uma reunião de peritos no âmbito da Avaliação do Plano Nacional de Saúde 2012-2016 com extensão a 2020 (PNS 2020). A iniciativa teve como objetivo obter contributos e consensos para a operacionalização do mapeamento da evidência de implementação do PNS 2020.

O primeiro passo para a avaliação do PNS 2020, que está a decorrer com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e em articulação com a Direção-Geral da Saúde, através da Diretora Executiva do PNS, ocorreu em dezembro de 2017 durante uma reunião técnica que visou a definição de uma metodologia para avaliação do PNS. Esta reunião contou com a participação de peritos da OMS e com um alargado número de stakeholders, tendo sido construída uma bolsa de peritos de acompanhamento de todo o processo conducente à avaliação final e decidido que o primeiro passo no processo de avaliação seria proceder ao mapeamento da evidência de implementação do PNS por forma a identificar lacunas de implementação.

A reunião no Instituto Ricardo Jorge, para a qual foram convidados oito peritos de relevo, com trabalho reconhecido na área das Políticas de Saúde, de instituições de saúde de nível central e regional e da Academia, teve como finalidade obter os contributos e consensos destes stakeholders para a operacionalização do mapeamento da evidência de implementação, dando continuidade aos trabalhos iniciados em 2017 e retomando o processo consultivo como método de consenso alargado entre os stakeholders e a equipa de avaliação, ao longo das várias fases de planeamento da avaliação final.

O mapeamento da evidencia de implementação do PNS tem por objetivo identificar lacunas de implementação, ou seja, se existe alinhamento entre as orientações contempladas no PNS e as intervenções ao nível local, ou a coerência entre o PNS e os outros instrumentos de planeamento, quer ao nível nacional quer local. A posterior análise das eventuais lacunas de implementação permitirá elaborar as questões de avaliação, selecionar os resultados a avaliar, estabelecer o âmbito e a tipologia de avaliação, planeando de forma sólida o processo avaliativo.

Plano Nacional de Saúde 2012-2016 é o documento estratégico português em matéria de Saúde, tendo o Ministério da Saúde, em 2015, decidido estender a sua duração até 2020, abrangendo e assumindo os compromissos no âmbito do novo quadro europeu de política de saúde – Health 2020, da OMS. Neste processo, está prevista a avaliação final da extensão do PNS a 2020, sendo o Instituto Ricardo Jorge a entidade responsável por efetuar esta avaliação.

Neste sentido, o Instituto Ricardo Jorge solicitou o apoio técnico da OMS/Europa para o processo de definição da metodologia da avaliação final do PNS 2020, através do Biennial Collaborative Agreement assinado em 2016-2017 entre a OMS e o Ministério da Saúde, ficando previsto a realização de um processo consultivo com peritos, instituições académica e do setor da saúde relevantes a nível nacional.

A atualização do PNS definiu como grandes metas a redução para menos de 20% da taxa de mortalidade prematura (abaixo dos 70 anos), o aumento em 30% da esperança de vida saudável aos 65 anos de idade, e ainda a redução dos fatores de risco relacionados com as doenças não transmissíveis, nomeadamente o consumo e exposição ao fumo do tabaco e a obesidade infantil. Neste documento orientador das políticas de saúde foram ainda atualizados os quatro eixos estratégicos que transitam do PNS anterior: Cidadania em Saúde, Equidade e Acesso Adequado aos Cuidados de Saúde, Qualidade na Saúde e Políticas Saudáveis.