Conferência Internacional HR19

29/04/2019

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto acolhe, até quarta-feira, dia 1 de maio de 2019, a 26.ª edição da Conferência Internacional de Redução de Riscos (HR19), entre os dias 28 de abril e 1 de maio.

O primeiro dia de trabalhos, dia 28 de abril, contou com a participação da Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, na sessão de abertura.

A Secretária de Estado da Saúde realçou que o respeito pelos Direitos Humanos e a Saúde Pública são a base das políticas de drogas e que a abordagem de Portugal é um modelo de boas práticas precisamente por ter como fundamento «os princípios das convenções de controlo de drogas baseadas em evidência científica e respeitadoras dos Direitos Humanos, colocando o indivíduo no centro das intervenções».

Durante a sessão, a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, sublinhou que as pessoas que usam drogas não «perdem os seus direitos humanos», e sublinhou os efeitos positivos da descriminalização em Portugal.

Sob o tema «People before Politics» o encontro vai reunir até quarta-feira representantes das Nações Unidas, políticos, investigadores, profissionais de saúde e ativistas de mais de 80 países, e dar a conhecer o modelo português de descriminalização do uso de drogas.

Introduzido em 2001, o modelo descriminalizou a posse para o consumo de drogas e promoveu medidas para a sensibilização dos consumidores, contribuindo para a redução da criminalidade, das taxas de transmissão de VIH e do número de overdoses em Portugal.

Sobre a HR19

A primeira edição decorreu em Liverpool, em 1990. É organizada pela Harm Reduction International e pela Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES)  a cada dois anos, numa cidade diferente.

A HR19 é o maior fórum internacional nesta área e uma excelente oportunidade para partilhar os mais recentes avanços e discutir «boas práticas« nas áreas das políticas de drogas, redução de riscos e Direitos Humanos.

Sobre a HR19

Para saber mais, consulte:

26.ª edição da Conferência Internacional de Redução de Riscos

Crédito da fotografia: Photo ©Steve Forrest/HRI/Workers’ Photos