Sistemas Digitais de Saúde: Portugal e Estónia assinaram Memorando de Entendimento

29/04/2019

A Ministra da Saúde e o Ministro dos Assuntos Sociais da República da Estónia assinaram um Memorando de Entendimento na Área dos Sistemas Digitais de Saúde, no passado dia 16 de abril, em Lisboa.

Este memorando aposta no desenvolvimento digital da saúde através da cooperação entre os dois países, assegurando que, até ao final de 2019, a partilha de prescrições eletrónicas transfronteiriças se tornará uma realidade. Estónia e Portugal integram o D9, grupo dos países mais avançados em termos de governo digital, juntamente com o Reino Unido, Israel, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Uruguai, Canadá e México.

Esta cooperação traduz-se, essencialmente, na partilha de conhecimento – no âmbito da cibersegurança –, nas orientações operacionais dos sistemas de informação e plataformas e na promoção de visitas e intercâmbio de profissionais e especialistas. Projetos-piloto conjuntos, a concertação sobre iniciativas eHealth da União Europeia, disseminação de informação relevante de partilha de dados e experiência técnica no quadro da eHDSI (eHealth Digital Service Infrastructure), bem como a cooperação em mHealth e serviços públicos serão também formas de cooperação entre Portugal e Estónia.

A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, enquanto entidade gestora dos sistemas de informação de saúde, assumirá a liderança do projeto.

Alavancar a estratégia digital no setor da Saúde é uma prioridade do Ministério da Saúde, sendo esta cooperação com a Estónia um reforço para se alcançarem novos e elevados ganhos para os cidadãos e para o sistema de saúde em geral.

Para saber mais, consulte:

Memorando de Entendimento