Imunoalergologia do São João qualificado centro de excelência internacional

03/05/2019

O Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, foi qualificado como Centro de Excelência da Organização Mundial de Alergologia (World Allergy Organisation – WAO) pelo comité de seleção dos centros de excelência deste organismo internacional.

«O centro hospitalar torna-se, assim, na única unidade de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a fazer parte deste grupo restrito e a integrar os 28 centros em todo o mundo», de acordo com o Centro Hospitalar e Universitário.

Esta distinção reconhece o Serviço de Imunoalergologia como «um centro de excelência no diagnóstico e tratamento das doenças imunoalérgicas, na investigação e formação médica», explica o Diretor do Serviço de Imunoalergologia, José Plácido.

Por outro lado, permite que o serviço possa estabelecer parcerias com a WAO no âmbito da investigação e inovação clínica, programas de formação de profissionais de saúde e promoção de cuidados médicos de excelência junto dos doentes e suas associações, comunidade e tutela, acrescenta.

Distinção acarreta exigências e responsabilidades

José Plácido salienta que esta distinção acarreta exigências e responsabilidades. «Teremos de prosseguir na política de elevada exigência na prestação de cuidados médicos e na capacidade formativa dos internos e profissionais de saúde em geral», frisa.

Em função desta parceria, haverá mais oportunidades de participar a nível internacional em projetos de investigação, em programas de formação e educacionais patrocinados por esta organização, sublinha.

«A Organização Mundial de Alergologia congratula-se de acolher no seu seio o Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar Universitário São João. O principal propósito dos centros de excelência da WAO é a intensificação da multidisciplinaridade da inovação e da educação científica e clínica nas áreas da alergologia, asma e imunologia clínica», vinca Lanny Rosenwasser, Diretor Executivo dos centros de excelência da WAO.

Alguns dos critérios para a obtenção desta distinção são:

  • A atividade clínica (número e tipo de consultas);
  • O grau de inovação dos meios complementares de diagnóstico e procedimentos terapêuticos realizados;
  • A idoneidade e capacidade formativa em Imunoalergologia;
  • A produção científica e a participação em programas de formação e de divulgação da especialidade.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Universitário São João – Serviço de Imunoalergologia do São João é escolhido como centro de excelência internacional