Instituto Ricardo Jorge e Direção-Geral da Saúde assinaram protocolos para uma alimentação mais saudável

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge e Direção-Geral da Saúde assinam protocolos para uma alimentação mais saudável

03-05-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e a Direção-Geral da Saúde (DGS) assinaram, dia 2 de maio, em Lisboa, um conjunto de protocolos com sete associações da indústria alimentar e distribuição para garantir a produção de alimentos mais saudáveis. Os acordos estabelecidos preveem uma redução de 10% no teor de açúcar dos cereais de pequeno almoço, iogurtes, leites fermentados, leite com chocolate e refrigerantes e uma redução de 7% para os néctares de fruta.

No total, mais de 2 mil produtos alimentares, entre refrigerantes, cereais de pequeno almoço, leites com chocolate e batatas fritas vão ser reformulados para reduzir os teores de açúcar, sal e ácidos gordos trans até 2022. A redução dos teores de ácidos gordos trans abrange as gorduras industriais utilizadas para o fabrico de produtos alimentares.

Os protocolos assinados integram-se no âmbito das atividades do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável e da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável. Os protocolos incluem a Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e associações nacionais da indústria de laticínios, de comerciantes de produtos alimentares, a associação portuguesa de produtores de cereais, de óleos alimentares, margarinas e derivados, entre outras.

De acordo com os protocolos de colaboração assinados, o Instituto Ricardo Jorge e a DGS comprometem-se a acompanhar o processo de monitorização das metas definidas e a validar a informação nutricional das categorias de produtos alimentares definidas. As duas instituições são ainda responsáveis pela elaboração de relatórios anuais de monitorização do cumprimento das metas definidas.

A assinatura destes protocolos realizou-se no evento “Reformulação de Produtos Alimentares: Menos Sal, Menos Açúcar, Menos Gorduras Trans”, que decorreu no Teatro Thalia, em Lisboa, e contou com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido, e da Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte. Durante o evento, foram igualmente entregues selos no âmbito do projeto Pão com “Menos sal, mesmo sabor”, que resulta de um protocolo estabelecido entre a DGS, o Instituto Ricardo Jorge e as Associações dos Industriais da Panificação, Pastelaria e Similares.