Missão de apoio a Moçambique: Mais de 1.600 pessoas assistidas pelas equipas do INEM

08/05/2019

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) terminou, no dia 30 de abril, a missão de assistência às vítimas do ciclone Idai, em Moçambique. Ao longo de um mês, as equipas do PT EMT do INEM (Hospital de Campanha) assistiram um total de 1.656 pessoas.

O INEM trabalhou em Mafambisse, província de Sofala, na sequência da ativação deste módulo de emergência médica pelo Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Os profissionais do PT EMT do INEM assistiram um total de 1.656 de pessoas em 30 dias, cerca de 55 assistências diárias. 835 pessoas eram do sexo feminino e 761 do sexo masculino. 66% das pessoas assistidas tinham idades entre os 18 e 65 anos de idade, 26% tinham idades inferiores a 18 anos e cerca de 8% mais de 65 anos de idade.

Foram assistidas 195 pessoas por patologias relacionadas com trauma, 151 foram observadas devido a infeções do sistema respiratório, febre, diarreia ou outras. A maior parte das assistências médicas (1.203) ficou a dever-se a outros problemas de saúde de menor gravidade. Foram ainda diagnosticados 81 casos relacionados com outras doenças como malária, tuberculose ou varicela.

Além da atividade clínica, os profissionais do INEM prestaram apoio ao Centro de Saúde de Mafambisse, nas áreas de internamento, sala de partos e consultas externas, numa colaboração direta com os profissionais de saúde locais, designadamente no que respeita à assistência e orientação dos doentes mais urgentes. Contribuíram, ainda, para melhorar as condições assistenciais do Centro de Saúde de Mafambisse, na vertente clínica e organizacional.

Dando ainda cumprimento ao acordo bilateral existente entre o INEM e o Serviço de Emergência Médica de Moçambique, cinco ambulâncias daquele serviço foram equipadas com material fornecido pelo INEM, tornando estes veículos mais aptos para a prestação de cuidados de saúde à população.

A equipa de profissionais do INEM promoveu inúmeros encontros com a comunidade local, visitou escolas, empresas e outras instituições, com o objetivo de sensibilizar para temas como a prevenção da doença, cuidados de higiene e promoção da saúde.

No total, o INEM mobilizou para Moçambique 52 profissionais que operacionalizaram o PT EMT, divididos em duas equipas. Cada equipa esteve em Mafambisse cerca de 15 dias.

Recorde-se que o PT EMT do INEM foi o primeiro Módulo de Emergência Médica a obter a certificação da OMS em 2019, tendo sido ativado para Moçambique cerca de uma semana depois de ter sido certificado. Este reconhecimento veio garantir que o PT EMT do INEM cumpre todos os padrões necessários para projeção nacional e internacional na resposta a situações de catástrofe ou conflito.

Para saber mais, consulte:

INEM – https://www.inem.pt/