Prevenção da violência em adultos

08/05/2019

A Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, presidiu a uma reunião de trabalho, no dia 7 de maio, no auditório da unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), no domínio da prevenção e combate à violência.

Este encontro, que contou com a presença de profissionais de saúde das Equipas de Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve e do CHUA, bem como de dirigentes da ARS Algarve, CHUA e Agrupamentos de Centros de Saúde, teve com objetivo fomentar a partilha de boas práticas destas equipas no domínio da prevenção e combate à violência no ciclo de vida, nomeadamente da violência de género e violência doméstica, tanto nos cuidados de saúde primários como nos cuidados hospitalares.

No decorrer da sessão de abertura, a Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, destacou a importância destas reuniões para sensibilizar os profissionais de saúde para esta problemática e reforçar o papel das EPVA na sinalização e prevenção de casos de violência doméstica e violência de género.

A Secretária de Estado lembrou que «quando avaliamos retrospetivamente os casos de violência doméstica, verificamos que a grande maioria destas pessoas, particularmente, as vitimas de violência doméstica recorreram diversas vezes aos serviços de saúde e os profissionais não se aperceberam», defendendo, por isso, que «é fundamental que os profissionais estejam cada vez mais preparados para identificar e orientar devidamente estes casos, de acordo com os protocolos para evitar situações futuras».

Sendo esta uma questão delicada e que causa a morte a um elevado número de pessoas, Raquel Duarte destacou que «é uma responsabilidade de todos e cada um de nós, enquanto cidadãos, de estarmos atentos», reforçando que é necessário continuar a apostar na sensibilização dos profissionais de saúde e dos nossos utentes e dar a conhecer a existência e o trabalho desenvolvido pelas EPVA. O objetivo não é imputar responsabilidades aos profissionais, mas sim evitar que estes casos se repitam».

Esta reunião promovida pela ARS Algarve no âmbito da Ação de Saúde sobre Género, Violência e Ciclo de Vida, é uma iniciativa conjunta da Secretária de Estado da Saúde e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, e envolve também a Direção-Geral da Saúde, as Interlocutoras Regionais e irá decorrer em todas as ARS.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Algarve > Notícias