Investimento | Hospital de Setúbal: 17 M€ para construção de novo edifício

09/05/2019

O Centro Hospitalar de Setúbal vai ser ampliado com a construção de um novo edifício junto ao Hospital de São Bernardo, no valor global de 17 milhões de euros (M€), anunciou esta quinta-feira, dia 9 de maio, o Presidente do Conselho de Administração, Manuel Roque.

Em declarações no final da cerimónia comemorativa dos 60 anos do Hospital de São Bernardo, Manuel Roque referiu que «vamos, provavelmente, arrancar com o concurso público no primeiro semestre deste ano. O novo edifício, com ligação ao atual, vai localizar-se no campus do Hospital de São Bernardo, na zona do parque de estacionamento (em frente ao atual serviço de urgência geral)». Acrescentou que «as obras terão início, provavelmente, ainda este ano, ou, o mais tardar, no início do próximo ano de 2020».

Segundo o projeto do arquiteto, Luís Narciso, o novo edifício, com uma área bruta de construção de 13.350 metros quadrados e 4.730 metros quadrados de exteriores, terá três pisos e uma cave para estacionamento.

De acordo com o que está previsto, o novo edifício não só irá albergar os novos serviços de urgência geral, pediátrica e de obstetrícia e ginecologia, como também deverá permitir a integração no Hospital de São Bernardo das valências e serviços instalados no Hospital Ortopédico do Outão, que também integra o Centro Hospitalar de Setúbal.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, que presidiu à cerimónia comemorativa dos 60 anos do hospital, salientou o facto de o Hospital de São Bernardo se estar a preparar para o «arranque da hospitalização domiciliária», a partir de junho, e de ter vários projetos com financiamento já assegurado.

«O Hospital de São Bernardo tem vários projetos com financiamento garantido, o que vai melhorar a sua capacidade de intervenção», disse o governante.

Fonte: Lusa