CHMT: Hospitalização Domiciliária com nova viatura para deslocação das equipas

10/05/2019

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) recebeu uma nova viatura para as deslocações das equipas da Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) à residência dos doentes tratados por esta unidade.

A UHD está a funcionar desde 19 de dezembro, já realizou mais de 592 visitas e já percorreu mais de 18.000 quilómetros. Em quatro meses de atividade, avaliou 82 doentes, tendo prestado cuidados de saúde no domicílio 45 doentes.

Atualmente, a equipa é constituída por um médico, três enfermeiros (a tempo inteiro), uma assistente social e uma farmacêutica. A equipa conta, ainda, com a colaboração de assistentes técnicos e assistentes operacionais.

A funcionar 24 horas por dia, 365 dias por ano, a hospitalização domiciliária garante o mesmo nível de tecnologia, qualidade e segurança nos cuidados ao doente do que o internamento convencional.

Dos 45 utentes internados na UHD nos primeiros quatro meses deste ano, 28 são do concelho de Abrantes, 4 de Tomar, 4 do Entroncamento e 9 de Torres Novas. A patologia mais frequente está relacionada com infeções respiratórias. No último mês do trimestre verificou-se a admissão de utentes mais dependentes nas Atividades de Vida Diária e com maior comorbilidade.

Regista-se ainda que dos doentes em Hospitalização Domiciliária, 22 eram do género masculino e 23 do feminino.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Médio Tejo – http://www.chmt.min-saude.pt/