Dia Internacional do Enfermeiro

10/05/2019

CHTS assinala a data com atividades em Penafiel e Amarante

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) vai assinalar o Dia Internacional do Enfermeiro, que se celebra anualmente em 12 de maio, com a realização de um peddy papper, em Penafiel, e uma operação de sensibilização para a saúde, em Amarante.

Em Penafiel, o peddy papper «À descoberta pelos caminhos do Românico» tem início marcado para as 9 horas e o ponto de encontro é no Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa.

A operação de sensibilização para a saúde é uma iniciativa conjunta com a Guarda Nacional Republicana de Amarante. Durante amanhã do dia 12 de maio, junto à Câmara Municipal de Amarante, uma equipa de enfermagem vai disponibilizar informação útil sobre prevenção, atuação e cuidados saúde como, por exemplo, sinais e medidas de atuação perante um acidente vascular cerebral (AVC) e a importância da adoção de um estilo de vida saudável para a promoção da saúde.

Em 13 de maio, ainda inseridas nas comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, vão ser realizadas sessões de formação para a saúde, envolvendo vários serviços do CHTS . Nesta atividade, nos vários concelhos de influência do CHTS e em articulação com instituições da região.

A finalizar as comemorações, no dia 14 de maio, no Hospital de Amarante, vão ser realizadas as Jornadas do Dia Internacional do Enfermeiro, «O Caminho e as Práticas em Enfermagem».

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa > Notícias


CHUC assinala data com sessão solene, dia 13 de maio

Para celebrar o Dia Internacional do Enfermeiro, que se comemora anualmente a 12 de maio, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai homenagear os enfermeiros com mais de 35 anos dedicados à prática de enfermagem, com a realização de uma sessão solene no auditório do pólo dos Hospitais da Universidade de Coimbra, no dia 13 de maio, pelas 14 horas.

A cerimónia que será presidida pelo Presidente do Conselho de Administração, Fernando Regateiro.

Esta homenagem é uma iniciativa da direção de enfermagem do CHUC, que a instituição se propõe realizar anualmente. Insere-se na campanha internacional que está a ser desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde e pelo International Council of Nurses (Conselho Internacional dos Enfermeiros) «Nursing New», visando a valorização do papel dos enfermeiros na melhoria das condições de saúde das populações.

O Dia Internacional do Enfermeiro foi estabelecido pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros. A data de 12 de maio remete para o aniversário de Florence Nightingale, considerada a criadora da enfermagem moderna.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra > Agenda de eventos


enfermeiras entrada urgencias

ULS promove sessão comemorativa no dia 13 de maio

A Unidade Local de Saúde da Guarda assinala, no dia 13 de maio, o Dia Internacional do Enfermeiro com uma sessão onde serão apresentados alguns dos vários projectos de Boas Práticas em Enfermagem que estão a ser desenvolvidos na ULS.

O Dia Internacional do Enfermeiro, celebrado anualmente no dia 12 de maio, foi criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros e a data escolhida remete para o aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.

A comemoração desta data é uma homenagem a todos os enfermeiros, relembrando e salientando a importância que têm na prestação de cuidados gerais e especializados de saúde à população.

Para saber mais, consulte:

ULS Guarda > Notícias