Jornadas de Ortopedia do CHTS: Articulação de Cuidados em discussão no Museu Municipal de Penafiel

10/05/2019

Encontram-se a decorrer as I Jornadas Multidisciplinares de Ortopedia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) para a Medicina Geral e Familiar. A iniciativa, uma organização conjunta do CHTS e das Unidades de Saúde dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Tâmega I, II e III, arrancou no dia 9 de maio, no Museu Municipal de Penafiel.

O evento, que reúne profissionais das áreas de Ortopedia, Fisiatria, Anestesiologia, Radiologia e Medicina Geral e Familiar, tem como objetivo melhorar a articulação entre serviços, no sentido de otimizar os cuidados de saúde prestados à população.

Na sessão de abertura, Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração, destacou a relevância destas iniciativas que envolvem hospital e ACES e o papel importante que desempenham na melhoria dos cuidados de saúde.

As doenças que afetam o sistema musculoesquelético são responsáveis por uma elevada procura de cuidados de saúde, tanto a nível hospitalar, como nos centros de saúde. Tiago Costa, Médico Interno de Formação Específica do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do CHTS e um dos elementos da comissão organizadora, salienta a importância da comunicação entre os profissionais de saúde de diferentes áreas no acompanhamento destes doentes, «revendo todo o percurso do doente, desde a primeira abordagem nos centros de saúde, passando pela referenciação hospitalar, até à alta clínica».

O programa conta com vários oradores que abordam diferentes patologias da área de ortopedia com particular atenção à questão da referenciação, com a respetiva discussão de casos clínicos.

No dia 9 de maio falou-se sobre «Generalidades de Patologia Ortopédica nos Cuidados de Saúde Primários», «Patologia da Coluna Vertebral», «Patologia do Ombro», «Patologia do Cotovelo», tendo ainda sido realizado um workshop em Ortopedia Infantil.

O dia 10 de maio é dedicado à «Patologia da Bacia e Anca», «Patologia do Joelho», «Patologia do Tornozelo e Pé» e apresentação de comunicações orais sobre casos clínicos, casuística, revisões temáticas e trabalhos de investigação.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa > Agenda de eventos