Nomeação de Adjunto do Gabinete da Secretária de Estado da Saúde


«Despacho n.º 4765/2019

1 – Ao abrigo do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 3.º, nos n.os 1 e 2 do artigo 11.º e no artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 11/2012, de 20 de janeiro designo como Adjunto do meu gabinete, o Mestre Guilherme Gonçalves Duarte, Médico Assistente de Saúde Pública, do Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora, Administração Regional de Saúde e Lisboa e Vale do Tejo, I. P.

2 – Os encargos com a remuneração são suportados pelo serviço de origem e pelo orçamento do meu Gabinete, nos termos dos n.os 12 e 13 do artigo 13.º do mencionado decreto-lei.

3 – O designado fica autorizado a exercer as atividades previstas na alínea a) do n.º 3 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 11/2012.

4 – Para efeitos do disposto na alínea a) no artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 11/2012, de 20 de janeiro, a nota curricular do designado é publicada em anexo ao presente despacho.

5 – Nos termos do n.º 3 do artigo 11.º do mencionado decreto-lei, o presente despacho produz efeitos a 1 de março de 2019.

6 – Com a entrada em vigor do presente despacho cessam os efeitos do Despacho n.º 4425/2019, de 15 de abril, da Secretária de Estado da Saúde, publicado no Diário da República n.º 83, 2.ª série, de 30 de abril.

7 – Conforme o disposto nos artigos 12.º e 18.º do supracitado decreto-lei, publique-se na 2.ª série do Diário da República e publicite-se na página eletrónica do Governo.

2 de maio de 2019. – A Secretária de Estado da Saúde, Raquel de Almeida Ferreira Duarte Bessa de Melo.

ANEXO

Nota curricular

I – Dados Pessoais

Nome – Guilherme Gonçalves Duarte

Data de Nascimento – 6 de abril de 1987

Nacionalidade – Portuguesa

Naturalidade – Lisboa

Categoria Profissional – Médico Assistente de Saúde Pública

II – Formação Académica e profissional

Especialidade Médica de Saúde Pública (2018)

Curso de Codificação Clínica, Administração Central do Sistema de Saúde/Escola Nacional de Saúde Pública (Lisboa, 2018)

Curso de Sanidade Internacional e Medicina de Viagens, Administração Regional de Saúde do Norte (Porto, 2017).

Programa Europeu de Formação para Intervenção Epidemiológica (EPIET), Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (Estocolmo, 2017)

Curso de Especialização em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública (Universidade Nova de Lisboa, 2015)

Mestrado integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina, Universidade Comenius de Bratislava, (Bratislava, 2012) – Tese “A Pobreza e o Direito à Saúde”

Frequentou cursos e formações ministrados pela Harvard Business School, pela Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas, pela Organização Mundial de Saúde, pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, entre outros, nas áreas de Medicina baseada em valor, Vacinação e Monitorização, Vigilância Epidemiológica, Doenças Emergentes, e Prevenção e Eliminação de Doenças.

III – Percurso profissional

Médico Assistente de Saúde Pública, Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora, Administração Regional de Saúde e Lisboa e Vale do Tejo (2019-presente)

Colaborador dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E. P. E. (2018), na Área de Vigilância Sindrómica em Contexto de Cuidados de Saúde Primários

Colaborador no Departamento de Saúde Pública, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I. P. (2017-2018), na Área dos Serviços de Saúde Pública de âmbito local

Programa Europeu de Formação para Intervenção Epidemiológica (EPIET), Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças/Direção-Geral da Saúde (Estocolmo/Lisboa, 2015-2017)

Consultor na Resposta ao Surto de Febre Amarela em Angola – Luanda e Benguela, GOARN/Organização Mundial de Saúde (2016)

Colaborador do Centro de Emergências em Saúde Pública, Direção-Geral da Saúde (2014-2016)

Internato Médico de Saúde Pública, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, (2014-2018)

Formação Geral do Internato Médico, Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, EPE (2013)

IV – Outras atividades em contexto profissional

Membro do Grupo de Coordenação Local – Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistência aos Antimicrobianos, Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora, Administração Regional de Saúde e Lisboa e Vale do Tejo (2019-presente)

Orientador de Formação Geral do Estágio de Saúde Publica nos Cuidados de Saúde Primários, Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora, Administração Regional de Saúde e Lisboa e Vale do Tejo (2019-presente)

Membro da Equipa da Consulta do Viajante, Centro de Vacinação Internacional da Amadora (2017-presente)

Membro da Equipa de Resposta Nacional à Infeção por Vírus Zika, Direção-Geral da Saúde (2016)

Membro da Equipa de Resposta Nacional à Infeção por Vírus Ébola, Direção-Geral da Saúde (2014)

Preletor convidado da Escola Nacional de Saúde Pública para o Curso de Especialização em Saúde Pública na área de Vigilância Epidemiológica (2018) e preletor convidado no Instituto Politécnico de Setúbal na área de Epidemiologia (2016).

É autor e coautor de publicações e apresentações nacionais e internacionais nas áreas de epidemiologia e doenças transmissíveis, emergências em saúde pública, promoção de Saúde e organização de Serviços de Saúde.

V – Outras atividades, sociedades científicas, associações profissionais e outras:

Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública

Associação Portuguesa de Epidemiologia

Membro da Ordem dos Médicos

Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante»