CHUC | 204 enfermeiros homenageados em sinal de respeito e valorização da profissão

13/05/2019

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) homenageou esta segunda-feira, dia 13 de maio, 204 enfermeiros com 35 e mais anos de serviço, numa cerimónia que o Presidente do Conselho de Administração classificou como de «respeito e valorização» da profissão.

«Esta homenagem ao setor da enfermagem é a expressão e o sentir profissional que é com pessoas que se faz a diferença», disse Fernando Regateiro, salientando que a iniciativa se insere nas comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, assinalado a 12 de maio.

O Presidente do Conselho de Administração do CHUC salientou que a iniciativa pretende «valorizar a enfermagem na prestação de cuidados de saúde como uma das profissões mais relevantes» atualmente.

Para Fernando Regateiro, a homenagem demonstra que o trabalho dos enfermeiros «foi muito mais do que cumprir uma obrigação e um dever, sendo o reconhecimento de uma realização profissional assumida com felicidade, empenho e sentido de dever cumprido».

«É política do Conselho de Administração valorizar os profissionais e transmitir a mensagem de que eles são o grande capital humano desta organização», disse, por seu lado, a Enfermeira Diretora, Áurea Trindade, autora da proposta de homenagem.

Na sua intervenção, a responsável vincou que a iniciativa visa a «valorização do papel dos enfermeiros na melhoria das condições de saúde das populações e que sinaliza também a urgente necessidade de aumentar e valorizar os recursos humanos de enfermagem».

«Competência, empenho e dedicação são talvez das melhores palavras que descrevem cada um de vós, que ao longo dos anos contribuíram com o vosso trabalho em inúmeras equipas de saúde para a conquista coletiva de resultados brilhantes e para o prestígio granjeado pelas instituições de saúde que precederam o CHUC», sublinhou.

Os 204 distinguidos tinham entre 35 e 43 anos de serviço e estão todos no ativo, num universo de 2.800 enfermeiros.

O CHUC tem cerca de 9.000 trabalhadores, dos quais mais 7.800 têm vínculo àquela unidade e os restantes trabalham em regime de ‘outsourcing’.

Fonte: Lusa

Visite:

CHUC – http://www.chuc.min-saude.pt/