Previsão polínica | 10 a 16 de maio: Concentrações muito elevadas de pólen no continente

13/05/2019

As concentrações de pólenes no ar estarão com níveis muito elevados em Portugal continental e baixos na Madeira e nos Açores, segundo o boletim polínico para a semana de 10 a 16 de maio.

De acordo com as previsões da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), os pólenes estarão em níveis muito elevados nas regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro, Entre Douro e Minho, Beira Litoral, Beira Interior, Lisboa e Setúbal, Alentejo e Algarve.

Nestas zonas predominam os pólenes de árvores como carvalho, pinheiro, bétula, oliveira, sobreiro e de ervas como urtiga, parietária, azeda, tanchagem, quenopódio e gramíneas.

Na Madeira, apesar dos níveis baixos, os pólenes em destaque são os das árvores pinheiro, cipreste e eucalipto e das ervas parietária e gramíneas.

Nos Açores, também com níveis baixos, predominarão os pólenes das ervas urtiga, parietária e gramíneas e das árvores pinheiro, carvalhos, e bétula.

A alergia ao pólen causa reações do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema).

Recomendações gerais da SPAIC

  • Consulte o Boletim Polínico, para saber as concentrações dos pólenes no ar ambiente (baixas/moderadas/elevadas).
  • Programe as suas férias, elegendo locais de baixas contagens polínicas (ex. neve, praia).
  • Evite realizar atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas. Passeios no jardim, cortar a relva, campismo e a prática de desporto na rua irão aumentar a exposição aos pólenes e o risco para as alergias.
  • Mantenha as janelas fechadas sempre que viajar de carro. Assim poderá passear, reduzindo significativamente o contacto com os pólenes. Os motociclistas deverão usar capacete integral. Em casa deverá manter as janelas fechadas quando as concentrações dos pólenes forem elevadas.
  • Use óculos escuros, uma forma eficaz e prática de evitar queixas oculares, sempre que sair à rua.
  • Faça a medicação prescrita, pois esta será a forma mais eficaz de combater os sintomas de alergia. Consulte um médico especialista de imunoalergologia para o diagnóstico correto e a prescrição do medicamento mais adequado. A prevenção poderá passar pela realização de vacinas antialérgicas.

O Boletim Polínico informa semanalmente sobre os níveis de pólenes existentes no ar, através da leitura de vários postos que fazem uma recolha contínua destas substâncias, em várias regiões do país.

Para saber mais, consulte:

Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica – http://www.spaic.pt/