Caravelas-portuguesas em toda a costa: IPMA relembra os cuidados a ter. Avistamentos devem ser comunicados.

14/05/2019

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou esta terça-feira, dia 14 de maio, para a presença da espécie Physalia physalis(caravela-portuguesa) em toda a costa de Portugal, incluindo Açores e Madeira.

Segundo o IPMA, influenciada por ventos e correntes de superfície, a caravela-portuguesa que apresenta um flutuador em forma de «balão» de cor azul e, por vezes, de tons lilás e rosa, é frequentemente avistada na costa portuguesa.

Os seus tentáculos podem chegar aos 30 metros de comprimento e são muito urticantes, capazes de provocar graves queimaduras.

Dada a sua perigosidade, o IPMA alerta que é importante relembrar que não se deve tocar nos tentáculos, mesmo quando a caravela-portuguesa aparenta estar morta na praia.

Cuidados a ter em caso de contacto com os tentáculos de uma caravela:

  • Limpar bem a zona afetada com água do mar e retirar quaisquer pedaços de tentáculos que possam ter ficado presos na pele;
  • Aplicar vinagre e bandas quentes e deverá procurar assistência médica.

O programa GelAvista do IPMA dedica-se à observação deste tipo de animais. Desde 2016 que procura envolver os cidadãos na recolha de informação sobre a ocorrência ou inexistências de organismos de aspeto gelatinoso na costa nacional, para perceber a dinâmica das espécies e permitir a previsão destas ocorrências. Nesse sentido, é reforçado o pedido para que os avistamentos, desta ou de outras espécies de organismos gelatinosos, sejam comunicados ao IPMA.

De acordo com o comunicado do IPMA, qualquer ocorrência desta ou de outras espécies de organismos gelatinosos poderá ser comunicada ao programa GelAvista.

A informação de cada avistamento (data, local, número de organismos e fotografia com objeto a servir de escala) deverá ser enviada para o email:plancton@ipma.pt. Pode também ser comunicada através da aplicação GelAvista disponível na Play Store para sistemas Android.

Para mais informações: