O que é importante para si? CHUC acolhe iniciativa nos dias 6 e 7 de junho

21/05/2019

Nos próximo mês de junho, dias 6 e 7 vai ter lugar no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) a iniciativa «What matters to you?»,  movimento internacional que visa incentivar os profissionais a convidarem os utentes e familiares a conversarem sobre temas que vão para além dos aspectos estritamente assistenciais.

Com a realização desta iniciativa pretende-se encorajar os utentes e seus familiares (e cuidadores) a partilharem com os profissionais de saúde o que consideram, do seu ponto de vista, mais relevante, indo de encontro às expectativas do utente e da sua família. Podem ser abordadas matérias tão diversas como as relacionadas com a organização do hospital ou de determinado serviço, com a acessibilidade ao hospital, com a humanização dos serviços, entre outras.

«O que é importante para si?» é o ponto de partida para que esta e outras perguntas semelhantes passem a ser feitas regularmente em contexto de atendimento em consulta, no internamento, durante os exames de diagnóstico, promovendo relações de empatia e  confiança,  contribuindo para o  alinhamento entre as suas preferências e os cuidados que recebe, tornando-se, assim, numa cultura do CHUC.

Neste sentido, a Unidade de Gestão do Percurso de Doente (UGPD) e o «Projeto H2-Humanizar o Hospital», vão assinalar o dia «What matters to you?» com um conjunto de ações que irão decorrer durante a manhã do dia 6 de junho, entre as 10h e as 12h, em locais estratégicos de todos os polos do Centro Hospitalar (HUC, HG, HP, MDM, MBB, HSC), onde profissionais do CHUC vão conversar com utentes e acompanhantes e registar as suas opiniões.

No dia 7 de junho realizar-se-á, pelas 9h30 a primeira Assembleia de Colaboradores do Projeto H2 – Humanizar o Hospital, a sessão de abertura pelas 11 horas no auditório principal do pólo HUC, pelas 11h30 a conferência «Humanizar, porquê?» proferida pelo Prof. Walter Osswald, seguindo-se, pelas 12h30, a apresentação pela Unidade de Gestão do Percurso do Doente e pelo Projeto H2 – Humanizar o Hospital, dos dados coligidos no dia anterior da atividade «O que é importante para si».

«What matters to you?» é uma campanha internacional que se assinala a 6 de junho,  que teve origem na Noruega em 2014,  tendo abrangido  só no ano de 2017, cerca de 600 organizações a nível mundial.

Visite:

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – http://www.chuc.min-saude.pt