Instituto Ricardo Jorge assina protocolo para disponibilização de autenticação através de chave móvel digital

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge assina protocolo para disponibilização de autenticação através de chave móvel digital

22-05-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e a Agência para a Modernização Administrativa estabeleceram, dia 16 de maio, um protocolo para a disponibilização de autenticação através de chave móvel digital (CMD) em sítios na Internet, no âmbito da expansão e dinamização do Programa SIMPLEX+ Saúde. O acordo assinado, por ocasião do evento “Simplex + Chave Móvel Digital na Saúde”, insere-se no contexto da Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde (ENESIS 2020).

Esta medida SIMPLEX visa permitir o acesso a diversos serviços e a assinatura por CMD, como meio seguro, por exemplo, na autenticação dos profissionais de saúde e na disponibilização de acesso de aplicações. A CMD é um sistema complementar e voluntário de autenticação segura em sítios na Internet que permite também assinar eletronicamente documentos em vários formatos, através da associação do número de identificação civil ou de passaporte a um número de telemóvel e ou a um endereço de correio eletrónico.

No âmbito do Programa SIMPLEX+ Saúde, o acesso ao portal do Serviço Nacional Saúde (SNS) passou a exigir, desde 20 de maio, a chave móvel digital ou cartão do cidadão, sendo o primeiro serviço público a condicionar a sua plataforma a este procedimento de autenticação. O Portal SNS permite aceder a um conjunto de serviços como marcação de consultas, renovação de medicação crónica ou a consulta de testamento vital, entre outros serviços.

O SIMPLEX nasceu em 2006, tendo sido concretizados em 13 anos mais de 1.600 medidas para simplificar a vida dos cidadãos e das empresas na sua relação com o Estado e modernizar os serviços públicos. O Programa SIMPLEX Saúde (2016, 2017, 2018) englobou o desenvolvimento de 72 medidas de simplificação e modernização, com destaque, por exemplo, para as iniciativas “Nascer com médico de família e boletins de saúde eletrónicos”, o “Registo de Saúde Eletrónico +”, a “App MySNS”, o “Centro Contacto do SNS” e a “Receita sem papel Plus”.