Bolsa de Investigação Projeto “SSD2 and FoodEx2 compliant real-time registration and classification of food sampling data” – INSA

imagem do post do Bolsa de Investigação Projeto “SSD2 and FoodEx2 compliant real-time registration and classification of food sampling data”

22-05-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Departamento de Alimentação e Nutrição, abre um procedimento concursal para a atribuição de uma Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto “SSD2 and FoodEx2 compliant real-time registration and classification of food sampling data – improving data quality for risk assessment”, com a referência DAN/IDRISK/BI02/2019. Os interessados deverão apresentar a sua candidatura até 4 de junho.

No âmbito do projeto IDRisk, pretende-se a criação de um sistema ou ferramenta capaz de interpretar linguagem corrente portuguesa sendo a fonte de dados descrições de géneros alimentícios, e a partir dela classificar as palavras e as relações entre as mesmas de modo a que se consiga fazer ligação entre o texto em português e o sistema de classificação e descrição de alimentos criado pela entidade europeia EFSA, denominado FoodEx2.

O objetivo será criar um sistema capaz de identificar e classificar com muita precisão os alimentos descritos em português de modo a que se possa progredir pela hierarquia de modo a obter o código que mais detalha o alimento. Este sistema de classificação a ser desenvolvido deverá ser integrado numa plataforma web já existente onde é feita a gestão e o tratamento dos dados que terão de ser mapeados para códigos em FoodEx2.

A bolsa terá à duração de 12 meses, com início 22 de julho de 2019, eventualmente renovável até ao limite de duração do projeto. O trabalho será desenvolvido no Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Para mais informações, consultar aviso de abertura do concurso.