Congresso | Cirurgia de Ambulatório: 13th IAAS, na Alfândega do Porto de 27 a 29

27/05/2019

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto acolhe o 13.º Congresso Internacional de Cirurgia Ambulatória (13th IAAS – International Congress on Ambulatory Surgery). A iniciativa, promovida pela Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória, decorre entre os dias 27 e 29 de maio.

No primeiro de três dias do congresso, a Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, manifestou a sua felicidade em saber que o programa científico da iniciativa confirma que o «futuro é (realmente) hoje».

«O campo da cirurgia de ambulatório teve uma grande melhoria nos últimos anos em todo o mundo, incluindo Portugal. As vantagens da cirurgia de ambulatório são universalmente aceites, e a sua expansão mundial em países desenvolvidos e em desenvolvimento deve ser uma das prioridades da Associação Internacional de Cirurgia Ambulatória e associações nacionais», observou a governante na sessão de abertura.

«Todos os profissionais de saúde sabem que a cirurgia de ambulatório é a melhor maneira de fornecer cuidados cirúrgicos e tratamento para a maioria dos pacientes. Os avanços tecnológicos neste campo permitirão que mais pacientes e mais procedimentos cirúrgicos sejam incluídos nos centros de cirurgia de ambulatório», assegurou Raquel Duarte, afirmando que o segredo para o sucesso desta prática assenta em um fator principal «trabalho em equipa! São os profissionais que garantem os elevados padrões de qualidade e segurança no nosso trabalho.»

Ao longo da sua intervenção, a governante recordou que 2019 encerra as comemorações do XX aniversário da Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória. «A cirurgia de ambulatório evoluiu muito e agora é uma das áreas mais relevantes no Serviço Nacional de Saúde», revelou.

As taxas de cirurgia de ambulatório melhoraram muito em Portugal na última década. Quase dois terços das cirurgias realizadas já são feitas em ambulatório.

Fazer melhor continua a ser uma das prioridades quando pensamos em políticas de saúde, frisou a governante. «Devemos continuar a melhorar essa resposta no Serviço Nacional de Saúde, pois traz enormes benefícios aos nossos pacientes. Existem vantagens clínicas óbvias, como a diminuição de infeções hospitalares e cardiovascular, respiratório, sintomas gastrointestinais resultantes de repouso no leito que acontece hospitalização. Esse tipo de resposta também permite aos pacientes uma recuperação pós-operatória mais rápida, com retorno precoce às atividades diárias, vida familiar e atividade profissional.»

A cirurgia de ambulatório melhora o acesso, reduzindo as listas de cirurgias de espera, permitindo significativa eficiência hospitalar quando comparado à cirurgia de internação hospitalar. E também permite uma forte racionalização e reorientação dos custos hospitalares.

«Temos que manter o bom trabalho. Cruzar experiências com especialistas de todo o mundo é sempre fundamental quando projetamos o futuro da medicina, uma área que está sempre evoluindo e que é tão relevante para uma melhor qualidade de vida de nossos pacientes. Hoje, uma perspectiva de saúde pública significa uma cobertura universal de saúde. Garantir acesso equitativo às melhores práticas de medicina, especialmente aquelas que trazem benefícios significativos à saúde, é uma responsabilidade que nos une no dever compartilhado de garantir o direito à saúde e à saúde», conclui Raquel Duarte, aquando da sua intervenção.

O Congresso vai abordar as diversas temáticas que moldam a atualidade da cirurgia ambulatória em Portugal e no mundo, incluindo tópicos como as novas tendências cirúrgicas, anestésicas e tecnológicas.

Para saber mais, consulte:

13.º Congresso Internacional de Cirurgia Ambulatória –https://www.iaascongress2019.com/