Região Centro | Noites Saudáveis: Coimbra acolhe sessão de trabalho, no dia 28 de maio

27/05/2019

Vai ter lugar esta terça-feira, dia 28 de maio, pelas 11h30, no polo Hospital Sobral Cid, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), uma sessão de trabalho dirigida a profissionais de comunicação, inserida no projeto «Noites Saudáveis das Cidades do Centro de Portugal» (NSCCP).

Esta iniciativa tem a coordenação científica do Centro de Prevenção e Tratamento do Trauma Psicológico do Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria do CHUC e do Instituto Europeu para o Estudo dos Fatores de Risco (IREFREA, Portugal).

Com esta ação, dirigida aos profissionais de comunicação, pretende-se abordar a importância do seu papel na divulgação das notícias nas áreas-alvo do subprojeto: sinistralidade rodoviária, violência interpessoal e consumo de substâncias ilícitas.

O projeto NSCCP tem como principal objetivo contribuir para o aumento da segurança e qualidade de vida nos contextos recreativos noturnos das cidades da Região Centro. Neste âmbito pretende intervir na prevenção da violência interpessoal, dependências e sinistralidade rodoviária, e na promoção e reforço da segurança e resiliência comunitárias.

Trata-se de um projeto em rede (multidisciplinar e multisetorial), que envolve 24 concelhos e profissionais dos vários setores locais e regionais, que representam potenciais interfaces no âmbito das áreas-alvo do projeto:

  • Serviços de saúde, nomeadamente Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares (exemplo: serviço de urgência, obstetrícia, psiquiatria);
  • Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências/Unidade de Alcoologia,
  • Educação (Escolas do Ensino Básico ao Universitário e Politécnico);
  • Forças de Segurança (Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Polícia Municipal);
  • Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, entre outros.

Para saber mais, consulte:

Noites Saudáveis das Cidades do Centro de Portugal – https://www.noitesaudavel.pt/