CHBM | Atividade assistencial: Resultados do primeiro quadrimestre revelam crescimento

30/05/2019

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) registou um crescimento nas principais linhas de atividade assistencial, com mais consultas e cirurgias efetuadas, mais sessões de hospital de dia, mais doentes observados na urgência e mais partos, verificando-se a estabilização do número total de doentes saídos, com 4.939 doentes tratados nos serviços de internamento.

Entre janeiro e abril de 2019 realizaram-se 63.608 consultas médicas, uma subida de 6,2% comparativamente com igual período do ano passado. Oftalmologia, Psiquiatria, Senologia e Cirurgia Geral foram as especialidades onde se registou o maior aumento. Na área cirúrgica, registou-se um total de 2.860 doentes intervencionados no primeiro quadrimestre de 2019, uma subida de 14,8% relativamente ao período homólogo, evolução bastante positiva verificada quer nas cirurgias convencionais, quer no ambulatório.

O CHBM continua, assim, a melhorar a acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde, concretamente nas áreas da consulta e cirurgia, onde se prossegue a redução dos tempos médios de espera, evolução esta que consolida os resultados obtidos nos últimos anos.

O tempo médio de espera para consulta externa em dezembro de 2016 cifrava-se em 147,5 dias e na atualidade apresenta 79,7 dias (redução de 46% do tempo médio de espera). Significativa redução se constata também no que respeita aos tempos médios de espera para cirurgia que em dezembro de 2016 contava com 195 dias e na atualidade é de 116,4 dias (redução de 40,3% do tempo médio de espera).

De referir ainda o aumento das sessões de hospital de dia, onde se registaram 7.834 sessões entre janeiro e abril de 2019, um aumento de 8,3% comparativamente a igual período do ano passado.

Nos serviços de urgência (Urgência Médico-cirúrgica do Barreiro e Urgência Básica do Montijo) foram observados 51.955 doentes no primeiro quadrimestre de 2019, mais 2,3% do que no período homólogo, motivado pelo incremento do afluxo de doentes à Urgência Médico-cirúrgica do Barreiro, onde se verifica um crescimento do número de atendimentos de 6,8% comparativamente ao mesmo período.

Salienta-se também o incremento de confiança das mulheres parturientes nos nossos serviços do qual decorre um aumento do número de partos de 6,7% comparativamente ao período homólogo.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Barreiro Montijo > Notícias