Dia Mundial do Meio Ambiente: Data assinala-se a 5 de junho. «Poluição do Ar» é o tema de 2019

05/06/2019

Celebra-se esta quarta-feira, dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data instituída pelas Nações Unidas que visa aumentar a sensibilização e encorajar ações em prol da proteção do meio ambiente.

Desde que foi instituído, em 1974, e até hoje, o Dia Mundial do Meio Ambiente cresceu e transformou-se numa plataforma global de sensibilização e ação para problemas ambientais urgentes – desde a poluição marinha ao aquecimento global, até ao consumo sustentável e aos crimes contra a vida silvestre. Milhões de pessoas têm-se envolvido nos últimos anos, ajudando a implementar mudanças em hábitos de consumo e nas políticas ambientais nacionais e internacionais.

Cada Dia Mundial do Meio Ambiente é organizado ao redor de um tema, que chama a atenção para uma preocupação ambiental urgente. Para o ano de 2019 o mote é «Poluição do Ar».

A poluição do ar está por toda parte. Nove em cada dez pessoas no mundo estão expostas a altos níveis de poluição do ar, que excedem os números considerados seguros pela Organização Mundial da Saúde, e que causam a morte prematura de cerca de sete milhões de pessoas por ano. A poluição do ar origina, ainda, uma série de problemas de saúde e um menor desenvolvimento intelectual.

Cada Dia Mundial do Meio Ambiente tem um país anfitrião diferente – em 2019, é a China – onde as celebrações globais oficiais decorrem. Escolhido pelo país que acolhe as celebrações, o tema convida à reflexão sobre mudanças na vida quotidianas para reduzir a poluição do ar, o que, por sua vez, também pode diminuir as emissões de gases de efeito de estufa e melhorar a saúde das pessoas.

Para saber mais, consulte:

Dia Mundial do Meio Ambiente – https://www.worldenvironmentday.global/pt-br