Juntos por um Verão Seguro 2019

Juntos por um Verão Seguro 2019

A Direção-Geral da Saúde, organiza o evento “Juntos por um Verão Seguro 2019”, no dia 11 de junho pelas 12h em Monchique, em parceria com a Autarquia e com o apoio da Administração Regional de Saúde do Algarve.

Será apresentado, pela Senhora Diretora-Geral da Saúde, o Plano de Contingência da Saúde Sazonal (PCSS)–Módulo Verão 2019, ativado entre 1 de maio e 30 de setembro e, eventualmente, noutros períodos em função das condições meteorológicas.

A existência do Plano de Contingência, possibilita a comunicação de risco à população e aos parceiros do setor da saúde; permite implementar medidas no âmbito da literacia, para capacitar os cidadãos para a sua proteção individual; permite um adequado planeamento, para garantir a resposta dos serviços de saúde ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada.

Estão previstos no local do evento, uma demonstração de meios das entidades parceiras e apresentação de um conjunto de atividades, que ilustram algumas missões desenvolvidas.

Num painel multidisciplinar serão apresentadas algumas medidas de intervenção de cada entidade parceira presente.

À semelhança dos anos transatos, a Saúde Sazonal articula-se com outros programas da Direção-Geral da Saúde, na realização de atividades no âmbito Literacia para a Saúde. Este ano serão apresentadas as principais recomendações do Programa Nacional para a Alimentação Saudável. Neste âmbito ocorrerá uma sessão de showcooking onde serão apresentadas algumas ideias de receitas económicas e adequadas à estação do ano.

Consulte o programa anexo.


Monchique acolhe ação da Direção-Geral da Saúde, no dia 11

A Direção-Geral da Saúde (DGS) promove, no dia 11, pelas 12 hora, a iniciativa «Juntos por um Verão Seguro 2019» em Monchique.

Durante a ação, promovida em parceria com a Autarquia de Monchique  e que conta com o apoio da Administração Regional de Saúde do Algarve, será apresentado o «Plano de contingência saúde sazonal – Módulo verão 2019», que entrou em vigor em 1 de maio e se estende até ao dia 30 de setembro.

O documento apresenta orientações estratégicas e referenciais que permitem comunicar o risco e sua gestão à população e aos parceiros do setor da saúde, bem como capacitar os cidadãos para a sua proteção e a prontidão dos serviços de saúde para a resposta ao aumento da procura.

O Plano reforça ainda a necessidade de todos os serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde implementarem Planos de Contingência de nível local e regional.

O programa deste ano contempla a apresentação das principais recomendações do Programa Nacional para a Alimentação Saudável. Neste âmbito ocorrerá uma sessão de showcooking onde vão ser apresentadas ideias de receitas económicas e adequadas à estação do ano.

Para saber mais, consulte:

DGS > Juntos por um Verão Seguro 2019