40 anos SNS | Saúde de Proximidade: sessão evocativa a António Arnaut

07/06/2019

A Ministra da Saúde, Marta Temido , participou esta terça-feira na sessão solene e abertura de Exposição, seguida de um momento evocativo a António Arnaut. Esta sessão integra a convenção «Pensar & Agir em Saúde de Proximidade».

«No ano em que se comemoram os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) faz todo o sentido compreender que, chegámos aqui, cumprindo e aprofundando o sonho maior do seu pai fundador. Prestar cuidados de saúde a todo e qualquer cidadão português, garantindo a todos, um Estado social que não exclui, que não exila, que não marginaliza», evocou Marta Temido na convenção que reflete sobre as políticas de Saúde em proximidade, sob a égide e a memória de António Arnaut.

Neste sentido, a governante frisou que «a criação de 100 unidades de saúde familiar no curso desta legislatura é uma das metas que estamos em condições de cumprir, universalizando um modelo organizativo de resposta, quer para os utentes, quer para os profissionais de saúde, promovendo autonomia e liberdade de organização», observando que «paralelamente, ao longo destas quatro décadas, foram aprofundadas as políticas de proximidade entre instituições, cidadãos  e o SNS.»

As parcerias entre o poder local e o poder central, quando articuladas, trazem vastos benefícios às populações, incrementam a prestação dos serviços de saúde, dão lugar a modernos equipamentos e respondem com serviços de alta qualidade a quem os procura.

Na ocasião, a Ministra da Saúde fez também questão de frisar que «António Arnaut, ao longo da sua vida exaltou os valores mais nobres da política como a arte de servir o bem público. Convicto das suas ideias, lutador de grandes causas, tornou-se fonte de inspiração para gerações de profissionais de saúde que, durante quatro décadas, deram corpo ao SNS, que o tornaram numa arma contra a desigualdade e, por tudo isto, mereceu, e merece, o reconhecimento internacional que se sabe».

Convenção Pensar & Agir – Em Saúde de Proximidade, que decorre esta sexta-feira na Biblioteca Municipal António Arnaut, em Penela, é promovido pelo Conselho da Comunidade do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte.

«Trata-se de uma iniciativa que desafia a reflexão conjunta dos intervenientes da comunidade local e dos serviços de saúde numa perspetiva de futuro, capaz de definir caminhos de superação das dificuldades sentidas nesta vasta zona do interior da região Centro», de acordo com a organiação.

Durante a convenção foram assinalados os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde através da evocação da memória do seu criador, António Arnaut, com uma exposição e apresentação do seu legado.

Do programa constam ainda dois painéis dedicados aos temas «Descentralização de Competências da Saúde para as Autarquias» e «Promoção da Saúde no Ciclo da Vida».

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Centro > Programa