Simpósio do projeto BERC-Luso

11/06/2019

Decorreu no auditório do Infarmed, no dia 6 de junho, o Simpósio do projeto BERC-Luso (Biomedical Ethics and Regulatory Capacity Building Partnership for Portuguese Speaking African Countries), que visa a capacitação ética e regulamentar na área do medicamento nos países lusófonos.

A abertura da sessão esteve a cargo dos membros do Governo Português Francisco Ramos e Teresa Ribeiro, respetivamente, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde e Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação. Em ambas as intervenções ficou patente o apoio do Governo ao projeto, assim como, a importância das relações entre os países da comunidade lusófona.

No encontro estiveram presentes os representantes dos parceiros do projeto – Cátedra UNESCO de Bioética, INFARMED, I.P., CEIC – Comissão de Ética para a Investigação Clínica, e a Ordem dos Farmacêuticos, além dos juristas e embaixadores dos países africanos de língua oficial portuguesa envolvidos (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e Moçambique), para debater o quadro ético e regulamentar das respetivas comissões de ética e autoridades nacionais do medicamento.

Na ocasião, a responsável, Maria do Céu Padrão Neves apresentou o projeto BERC-Luso, sua origem e próximos passos a desenvolver num projeto que se prevê ter a duração de três anos.

A Presidente do Infarmed, Maria do Céu Machado, enalteceu o projeto, referindo a «nova oportunidade de promover a capacitação técnica, ética e regulamentar junto dos parceiros institucionais de países com os quais mantemos laços históricos e culturais, vincando desta forma os valores e os objetivos estratégicos inerentes ao projeto BERC-Luso».

Para saber mais, consulte:

Infarmed > www.infarmed.pt

Site do Projeto BERC-Luso > https://berc-luso.com/projectobercluso/