Prémio Nacional de Saúde 2019: candidaturas até 30 de junho

imagem do post do Prémio Nacional de Saúde 2019: candidaturas até 30 de junho

19-06-2019

Encontra-se a decorrer, até 30 de junho, a apresentação de candidaturas ou indigitação de candidatos para o Prémio Nacional de Saúde 2019. Este prémio visa distinguir anualmente, pela relevância e excelência, no âmbito das Ciências da Saúde, nos seus aspetos de promoção, prevenção e prestação de cuidados de saúde, uma personalidade que tenha contribuído, inequivocamente, para a obtenção de ganhos em saúde ou para o prestígio das organizações de saúde no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.

O Prémio Nacional de Saúde foi criado pelo Despacho Ministerial de 21 de março de 2006, sendo atribuído anualmente pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no dia 4 de outubro, data da comemoração da sua criação em 1899. A atribuição do Prémio obedece ao Regulamento aprovado em anexo ao despacho que aprovou a sua atribuição.

A apresentação de candidaturas ou indigitação de candidatos é feita através do preenchimento, pelo próprio ou por terceiros, de um formulário disponível no siteda DGS. As fichas de candidatura, devidamente preenchidas, devem ser enviadas por carta registada com aviso de receção ou entregues em mão em envelope fechado na receção das instalações da DGS.

Em 2018, o Prémio Nacional de Saúde foi atribuído a José Remísio Castro Lopes, médico neurologista, pelo seu contributo na área da doença vascular cerebral. A distinção teve em conta, além da excelência do percurso profissional, clínico e académico, o contributo para a obtenção de ganhos em saúde na área da doença vascular cerebral, com incessante atividade de difusão de princípios e terapias, com resultados na redução da morbilidade e mortalidade desta patologia.