ACES Lezíria: Colocação de 10 médicos de família garante cobertura total

25/06/2019

O Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria, Carlos Ferreira, referiu esta segunda-feira, dia 24 de julho, que a colocação de 10 médicos de família a partir do início de julho garantirá cobertura total dos cerca de 200.000 utentes da região.

Carlos Ferreira afirmou que nos centros de saúde abrangidos pelo ACES Lezíria vão ser colocados nove médicos do concurso para os clínicos que concluíram o internato em medicina geral e familiar (MGF), tendo ainda sido colocados mais dois no concurso de mobilidade, do qual resultou a saída de um outro.

Do concurso de mobilidade, um médico será colocado no centro de saúde de Almeirim e outro no da Chamusca, enquanto do concurso para colocação de ex-internos dois serão colocados em Rio Maior, dois em Salvaterra de Magos, um em Almeirim, um em Santarém, um na Chamusca, um no Cartaxo e um em Alpiarça.

Tendo em conta que cerca de 20.000 utentes da região não têm médico de família atribuído, a entrada destes clínicos permitirá uma «cobertura universal», salientou.

Carlos Ferreira afirmou que, com os mais de 300 médicos de família que vão ser colocados em todo o país, a falta de cobertura da população «vai deixar de ser um problema».

O ACES Lezíria cobre os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém, todos do distrito de Santarém.

Fonte: Lusa