A MYOS lança campanha nacional de sensibilização sobre a fibromialgia

A MYOS lança campanha nacional de sensibilização sobre a fibromialgia

A Myos vai lançar no mês de Junho uma campanha nacional de sensibilização sobre a Fibromialgia.

Esta campanha tem como objetivo sensibilizar os doentes, familiares, profissionais de saúde e comunidade em geral para o estigma associado a viver com Fibromialgia, uma doença considerada invisível, mas cujo sofrimento é real.

“A falta de informação, de apoio e compreensão leva os doentes a isolarem-se e a lidar sozinhos com os desafios inerentes ao viver com Fibromialgia, o que pode causar algumas alterações emocionais e consequentemente um agravamento de alguns sintomas da doença. Por outro lado o desconhecimento sobre a doença, ainda leva a que muitos doentes não tenham sequer o seu diagnóstico de Fibromialgia, pois também não sabem a que médicos podem recorrer para um diagnóstico e acompanhamento adequados.

Após diagnóstico muitos doentes não sabem onde procurar informação sobre a sua doença e sobre estratégias que os ajudem a gerir a doença e a viver com mais qualidade de vida, pelo que se torna muito importante, o papel da Myos, como uma fonte de apoio e de informação para todos os doentes com Fibromialgia, tal como para os seus familiares e para os profissionais de saúde.”

Já foi comprovado que a educação dos doentes é fundamental para o seu controlo terapêutico sendo referido como um dos pilares essenciais no acompanhamento destes doentes. A experiência mostra-nos que o prognóstico é, muitas vezes, mais favorável para os doentes com mais informação, conhecimentos de como gerir a sintomatologia no dia-a-dia e com maior apoio dos familiares, amigos, patrões e colegas de trabalho.
A Myos com esta campanha pretende chamar a atenção para a necessidade de prevenir o isolamento e fomentar a educação destes doentes de forma a melhorar a sua qualidade de vida, tal como ao mesmo tempo pretende diminuir o estigma relacionado com a Fibromialgia, uma doença invisível, mas real para todos os que vivem com a mesma.

Com esta campanha queremos chegar a mais doentes, familiares e profissionais de saúde, que vivem nas mais diversas regiões de Portugal Continental e Ilhas, através da distribuição de cartazes em farmácias, hospitais, nomeadamente nos serviços de reumatologia, centros de saúde, clínicas e juntas de freguesia. Com estes cartazes estaremos a dar visibilidade à doença, diminuindo o estigma a ela associado e a mostrar a todos os doentes que não estão sozinhos e que podem contar com o apoio da Myos.

Esta campanha conta com o apoio científico do Ministério da Saúde, do Serviço Nacional de Saúde e da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e tem como apoios institucionais a Associação Nacional de Farmácias e a agência de comunicação Círculo Médico.

Mais informações em www.myos.pt