Hospitalização Domiciliária | Santarém: Unidade de cuidados arranca com equipa de 10 elementos

28/06/2019

O Hospital Distrital de Santarém iniciou esta sexta-feira, 28 de julho, o seu projeto de hospitalização domiciliária, um compromisso assumido em protocolo com o Ministério da Saúde.

A unidade de hospitalização domiciliária é constituída por 4 médicos e 6 enfermeiros, que inicialmente vão assegurar cuidados a três doentes, mas cujo objectivo será alargar a curto prazo para 6 camas.

A hospitalização domiciliária é uma alternativa ao internamento convencional, que proporciona assistência clínica e de enfermagem no domicílio aos doentes que assim o desejem e que cumpram um conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos.

Recorde-se que o Hospital Distrital de Santarém e o Centro Hospitalar do Médio Tejo fazem parte do grupo de 22 hospitais que no dia 3 de outubro assinou um protocolo com o Ministério da Saúde no âmbito da Estratégia Nacional para a Hospitalização Domiciliária.

No caso do Hospital Distrital de Santarém, a unidade de hospitalização domiciliária contará com uma equipa multidisciplinar e, numa fase inicial, irá abranger a área da União de Freguesias da cidade de Santarém num total de 30 mil habitantes, assistindo os utentes com necessidade de internamento que reúnam critérios específicos relacionados com o diagnóstico, tratamento, enquadramento geográfico e familiar.

Para saber mais, consulte:

Hospital Distrital de Santarém – http://www.hds.min-saude.pt/