Rastreio VIH/sida no Algarve: Profissionais de saúde percorrem a região até final de agosto

11/07/2019

No âmbito da campanha de verão «Prevenção e Deteção da Infeção pelo VIH/Sida», o Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção VIH/Sida  (CAD)de Faro e a Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve/Equipa de Redução e Minimização de Danos de Portimão da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) e do ACeS Barlavento, realizam testes rápidos de VIH/Sida e testes de alcoolémia durante os meses de julho e agosto junto de vários estabelecimentos turísticos em Portimão e Alvor.

Com o objetivo de reduzir os comportamentos sexuais desprotegidos e os riscos associados entre o consumo (não moderado) de álcool e a condução de veículos, os profissionais de saúde vão efetuar o rastreio da infeção VIH/Sida, prestar aconselhamento e esclarecer dúvidas sobre os comportamentos de risco e a importância da prevenção, numa Unidade Móvel que estará em Portimão, nomeadamente na Praia da Rocha (junto à Discoteca Katedral e junto ao Empreendimento «NoSoloÁgua» Portimão) e no Alvor (na Lota Velha).

O rastreio é gratuito, para a sua realização são utilizados testes rápidos e não é necessário estar em jejum.

Porque é importante realizar o teste VIH?

Um elevado número de pessoas desconhece que está infetada pelo VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana).

O diagnóstico e tratamento precoces permitem uma esperança e qualidade de vida semelhante a uma pessoa não infetada e previnem a propagação da infeção.

São ainda disponibilizados de forma gratuita, material informativo e preventivo (preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante).

Também é possível realizar testes rápidos VIH no CAD de Faro, em todos os Centros de Saúde e em Unidades Móveis que intervêm noutros concelhos da região.

Campanha de Verão 2019 Calendário das intervenções – Prevenção e rastreio da Infeção VIH/SIDA 

Para saber mais, consulte:

ARS Algarve > Notícias