Inaugurada UCCI São Roque no Parque de Saúde Pulido Valente

12/07/2019

O Primeiro-Ministro, António Costa, o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, e a Ministra da Saúde, Marta Temido , inauguraram esta sexta-feira, dia 12 de julho de 2019, a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) São Roque, no Parque de Saúde Pulido Valente, em Lisboa.

A cerimónia de inauguração, que decorreu pelas 15h30, contou também com a participação da ex-Ministra da Saúde, Ana Jorge, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Esta é a primeira Unidade da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) de média e longa duração em Lisboa. Abrange 3 pisos e a instalação de 44 camas, de 3 tipologias:

• Unidade de Longa Duração e Manutenção, com 21 camas;
• Unidade de Média Duração e Reabilitação, com 13 camas;
• Unidade de Convalescença, com 10 camas.

As camas estão distribuídas nos dois pisos superiores, com diversas valências como ginásio, salas de Terapia da Fala e de Terapia Ocupacional, farmácia, as salas de apoio de diferentes atividades e de trabalho da equipa técnica multidisciplinar.

Esta unidade resulta do protocolo assinado em 2 de novembro de 2016, entre o Centro Hospitalar Lisboa Norte e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

O investimento feito pela Santa Casa nesta unidade, em obra e equipamento, foi de cerca de 3,5 milhões de euros.

Marta Temido sublinhou que a Saúde não se faz apenas através dos cuidados primários e hospitalares. “Há ainda um vasto caminho a percorrer”, acrescentou no decorrer da cerimónia, referindo o Despacho Conjunto dos ministérios da Saúde, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e das Finanças que prevê 400 novas camas em Cuidados Continuados Integrados por todo o país.

“Este é um momento importante, porque se avança com um dos pilares fundamentais daquilo que é preciso fazer-se no SNS. Claro que é preciso suprirem-se as falhas do SNS, reforçá-lo e robustecê-lo, mas também é preciso fazer diferente em duas linhas: Desenvolver uma rede de cuidados de saúde primários com novas valências e uma rede de cuidados continuados integrados”, declarou o primeiro-ministro.

Nesta estratégia de diversificação da oferta do SNS, António Costa considerou essencial “a existência de um grande esforço de trabalho em rede e em parceria” para que existam novas respostas.