Identificação de artrópodes vetores com impacto em Saúde Pública em Portugal: mosquitos e carraças – INSA

imagem do post do Identificação de artrópodes vetores com impacto em Saúde Pública em Portugal: mosquitos e carraças

15-07-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas, promove, entre os dias 7 e 11 de outubro, nas suas instalações em Águas de Moura (Palmela), o curso “Identificação de artrópodes vetores com impacto em Saúde Pública em Portugal: mosquitos e carraças”. A ação formativa tem como destinatários técnicos de saúde ambiental das Administrações Regionais de Saúde, entre outros interessados com conhecimentos básicos de entomologia.

A formação permitirá compreender o impacto e a importância dos artrópodes vetores em Saúde Pública, aprofundar os conhecimentos sobre ectoparasitas (mosquitos e carraças) e os seus habitats, assim como identificar os ectoparasitas e vetores mosquitos e carraças importantes em Portugal. Os participantes terão também a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre morfologia e sistemática de mosquitos e carraças, além de competências para a colheita, montagem, preservação e rotulagem de artrópodes em fases imaturas e adultas para posteriores estudos científicos.

programa do curso “Identificação de artrópodes vetores com impacto em Saúde Pública em Portugal: mosquitos e carraças” encontra-se dividido em dois módulos permitindo aos formandos a inscrição em apenas um módulo (Módulo I – Mosquitos ou Módulo II – Carraças) ou em ambos. Os interessados em participar, deverão efetuar a sua inscrição, até 27 de setembro, através do preenchimento do seguinte formulário.

Estima-se que, a nível mundial, 10% das doenças sejam transmitidas ao Homem por artrópodes vetores, especialmente mosquitos e carraças, que desempenham um papel preponderante na transmissão de muitas doenças graves como malária, dengue ou a febre escaro nodular, entre outras. Compreender a biologia dos vetores é fundamental para encontrar soluções, mas sobretudo é necessária para a compreensão da patologia dessas doenças. De igual importância, o facto das estratégias de controlo de vetores se basearem na identificação correta das espécies em questão.