SNS 24 comemora 2 anos: Mais de 3,5 milhões de contactos em 24 meses de funcionamento

24/07/2019

O SNS 24 comemora esta quarta-feira, dia 24 de julho, 24 meses de atividade e 3,5 milhões de contactos por telefone, e-mail e chat. A 24 de julho de 2017, a linha de Saúde 24 deu lugar ao SNS 24 – Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde e, sob a coordenação dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), mudou a estratégia de relação do SNS com o cidadão.

Os serviços administrativos e informativos vieram reforçar o acesso a mais informação de saúde (conteúdos clínicos e não clínicos), prestando mais e melhores serviços e juntando-se aos já existentes serviços de triagem, aconselhamento e encaminhamento clínico (prestados por enfermeiros).

No serviço informativo e administrativo já foram tratados mais de 280 mil e-mails, recebidas 216 812 chamadas e feitas 9.102 marcações de consulta de Medicina Geral e Familiar.

Informações referentes à dádiva de sangue e doação de órgãos e questões sobre saúde oral representam os serviços informativos mais recentes, disponíveis desde 2018.

No serviço de triagem, aconselhamento e encaminhamento contabilizou-se 2 249 019 chamadas, até ao passado dia 22, registando-se uma média diária de 3 078 chamadas, 168 contactos por chat e cerca de 4.500 emails já foram tratados. Através do número 808 24 24 24, qualquer cidadão tem a oportunidade de falar com um profissional de saúde que o aconselha e encaminha, quando é necessário, para cuidados de saúde presenciais no centro de saúde ou hospital.

Mensagens fortes de aconselhamento e de informação diferenciam e são fundamentais para se chegar a mais pessoas e entender o SNS 24 como prestador de serviços de saúde à distância, por telefone ou acesso digital, em articulação com os cuidados de saúde primários ou hospitalares.

Foi neste contexto que o projeto «Proximidade Sénior», para maiores de 75 anos, passou a integrar o SNS 24, em dezembro último.

O site do SNS 24, acessível a todos os cidadãos desde janeiro deste ano, assume uma dimensão cada vez maior junto da população, tendo como grande fator de inovação a ferramenta “Avaliar Sintomas”, com mais de 41.200 páginas visualizadas. O site já conquistou perto de meio milhão de utilizadores, dos quais mais de 66% acedem por dispositivos móveis.

É um balanço muito positivo numa data especial, com destaque ainda para o enorme empenho dos profissionais, cuja dedicação nos 365 dias por ano e 24h/dia, merece uma nota de grande reconhecimento. No dia em que se celebra mais um aniversário do SNS 24, reafirmamos o compromisso de continuar a fazer mais e melhor pela saúde dos portugueses e por uma prestação de cuidados mais eficiente e eficaz.

Lembre-se: Mesmo em dias especiais, ligue! Antes de tudo 808 24 24 24.

Para saber mais, consulte:

Serviços Partilhados do Ministério da Saúde > Destaques