Algarve | Concentração motos: ARS Algarve promove campanha de sensibilização «Ride Free, Alcohol Free»

25/07/2019

«Ride Free, Alcohol Free» foi o lema da campanha que a equipa da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD), da Administração Regional de Saúde (ARS) do  Algarve promoveu, entre os dias 18 e 20 de julho, na 38.ª Concentração Internacional de Motos de Faro, com o objetivo de prevenir e reduzir os riscos do consumo de álcool associados à condução e à prática de comportamentos sexuais de risco.

No decorrer dos três dias do evento, a Equipa Técnica Especializada de Redução de Riscos e Minimização de Danos, da DICAD,  esteve presente no recinto, com a Unidade Móvel, onde realizou um total de 350 testes de alcoolemia, o que representa um aumento de 41% relativamente ao ano de 2018 (em que tinham sido realizados 248).

Além dos testes, os profissionais de saúde prestaram aconselhamento e esclareceram dúvidas sobre os comportamentos de risco e a importância da prevenção, com vista à redução dos riscos associados entre o consumo (não moderado) de álcool e a condução de veículos e os comportamentos sexuais desprotegidos. Foram ainda disponibilizados materiais informativos e distribuídos preservativos e kits para consumo de substâncias.

De acordo com a ARS, adesão à campanha muito positiva. «Além do acréscimo do número de testes realizados, verificou-se também um aumento do interesse por parte dos milhares de participantes no evento em obter informação sobre os riscos do consumo de álcool e de outras substâncias, o que vai totalmente ao encontro do que foi pretendido com esta ação de sensibilização e prevenção».

O desenvolvimento destas campanhas revela-se de particular importância porque o consumo eleva significativamente a possibilidade de envolvimento em comportamentos sexuais de risco, acrescenta a ARS.

Para saber mais, consulte:

ARS Algarve > 38.ª Concentração Internacional de Motos de Faro