ULS do Nordeste monitoriza úlceras de pressão através de telemóvel

26/07/2019

As Unidades de Cuidados na Comunidade da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste dispõem, desde o início deste mês de julho, de uma nova ferramenta para monitorizar a evolução de úlceras de pressão nos doentes: o telemóvel.

Os profissionais de saúde têm apenas que tirar uma fotografia à ferida e, através da aplicação gratuita Imito Measure – instalada no smartphonedisponibilizado pela ULS e que analisa e mede a dimensão da lesão – podem acompanhar o sucesso dos tratamentos efetuados e solicitar o apoio de outros profissionais médicos e de enfermagem. A aplicação é especificamente de uso profissional e está associada ao e-mail institucional.

Uma ferida por pressão significa um dano ao tecido ou à pele que ocorre quando há uma diminuição da circulação sanguínea provocada pela pressão aplicada a uma área específica.

Inicialmente, é possível observar uma ligeira vermelhidão na área afetada (o primeiro sinal de danos nos tecidos). O tecido subjacente morre devido à deficiência de irrigação sanguínea. Podem ser afetadas várias camadas de pele, músculos e ossos. A região do sacro, os calcanhares, os cotovelos e as omoplatas são áreas consideradas de risco elevado.

Esta é mais uma iniciativa da ULS Nordeste na promoção de cuidados de saúde de excelência, garantindo maior qualidade, segurança e conforto assistencial.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde do Nordeste > Notícias