Inaugurada a USF Portel

31/07/2019

A Ministra da Saúde, Marta Temido , esteve esta quarta-feira, dia 31 de julho, na inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Portel, no distrito de Évora.

Na sua intervenção, Marta Temido referiu que «existem ainda desigualdades territoriais muito significativas» e que «faz sentido que discriminemos positivamente os territórios em que é mais difícil concentrar boas respostas em saúde. Foi nisso que nos empenhámos e a que procuraremos continuar a dar resposta».

A Ministra sublinhou que «temos de permitir que os serviços venham às pessoas» e que o esforço do Governo «tem de ser continuar a apostar nestas equipas».

Marta Temido relembrou que foi superada a promessa desta legislatura, de criação de 100 USF, mas que é ainda necessário «melhorar os hospitais centrais», não só com o futuro Hospital Central do Alentejo, mas também melhorando hospitais, como o de Beja.

«O nosso foco é estar mais próximos das expectativas das populações», reforçou a Ministra da Saúde.

Com a criação de uma nova USF em Portel, a região de saúde do Alentejo passa a ter 19 USF, ficando com 41% dos utentes da região abrangidos por USF.

Esta nova unidade, que pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Alentejo Central, tem 5.947 utentes inscritos, distribuídos pelos polos de Portel, Alqueva, Amieira, Monte do Trigo, Oriola, Santana, São Bartolomeu do Outeiro e Vera Cruz. O ACES Alentejo Central fica, assim, com 13 USF e com 77% dos seus utentes inscritos abrangidos por uma USF.

A equipa é constituída por 4 médicos de Medicina Geral e Familiar, 5 enfermeiros e 6 secretários clínicos.