12.ª Reunião Anual PortFIR: submissão de resumos para comunicações em poster até 23 de setembro

imagem do post do 12.ª Reunião Anual PortFIR: submissão de resumos para comunicações em poster até 23 de setembro

02-08-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, promove, dia 15 de outubro, no auditório do INFARMED, em Lisboa, a 12.ª Reunião Anual PortFIR, este ano dedicada ao tema “Escolhas Alimentares e Nutrição – Os desafios da nova década”. Os interessados em apresentar comunicações em poster deverão fazer a submissão dos respetivos resumos até 23 de setembro.

A submissão de resumos deverá ser efetuada através do email roberto.brazao@insa.min-saude.pt e de acordo com os seguintes critérios de elaboração e submissão. A aceitação dos resumos será comunicada até ao dia 1 de outubro 2019, sendo que todos os trabalhos aceites são candidatos ao prémio de melhor poster. Dos resumos apresentados, o júri selecionará ainda dois para serem apresentados também oralmente.

A Reunião tem como objetivo apresentar e debater temas da alimentação e nutrição, procurando fazer uma breve retrospetiva dos hábitos e costumes alimentares nacionais e globais e uma reflexão mais aprofundada sobre os desafios que se colocam na próxima década em termos de produção e consumo sustentáveis aliados a padrões alimentares mais saudáveis. O evento visa ainda divulgar trabalhos de investigação na área da alimentação, nutrição e/ou segurança alimentar.

Destinada aos membros das Redes, profissionais de saúde, laboratórios, comunidades científica e académica, indústria alimentar e da distribuição, e todos os demais interessados nesta temática, a 12.ª Reunião Anual PortFIR tem entrada livre, mas sujeita a inscrição prévia e limitada à capacidade da sala.

Programa PortFIR – Plataforma de Informação Alimentar tem como objetivo otimizar a utilização de recursos, criando um sistema para atualização e manutenção sustentável de bases de dados nacionais e de qualidade reconhecida sobre composição de alimentos, contaminação de alimentos e consumos alimentares. Estas Bases de Dados constituem informação essencial à avaliação do estado nutricional das populações e à avaliação do risco para a saúde associado à alimentação, sendo vitais para sectores tão diversos como a saúde, a agricultura, o comércio e o ambiente.