Instituto Ricardo Jorge realiza estudo para avaliar exposição da população portuguesa a químicos ambientais

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge realiza estudo para avaliar exposição da população portuguesa a químicos ambientais

02-08-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, está a desenvolver um estudo para avaliar a exposição a químicos ambientais da população jovem adulta residente em Portugal. Os dados obtidos com este trabalho serão importantes para decisores das áreas da saúde e do ambiente planear, desenhar e avaliar medidas destinadas a minimizar a exposição a produtos químicos considerados perigosos.

Denominado de “INSEF-ExpoQuim”, o estudo visa caracterizar a exposição ambiental atual da população jovem adulta portuguesa (20-39 anos) a produtos químicos considerados prioritários, utilizando procedimentos que permitam a comparação com dados de outros países europeus e a utilização destes dados para produzir informação agregada a nível europeu.

Pretende-se igualmente contribuir para reduzir o impacto na saúde da população residente em Portugal resultante da exposição a químicos ambientais, através da produção de dados de alta qualidade sobre a exposição da população portuguesa, de forma a apoiar o desenvolvimento e implementação de medidas políticas destinadas a minimizar a exposição a produtos químicos perigosos.

Esta investigação encontra-se a ser desenvolvido no âmbito da Iniciativa Europeia de Biomonitorização Humana (HBM4EU), sendo um dos vários estudos que estão atualmente a ser desenvolvidos em vários países da União Europeia para avaliação da exposição em toda a Europa. O HBM4EU é um consórcio europeu que tem por objetivo utilizar a biomonitorização humana para avaliar a exposição humana a substâncias químicas, com vista a uma melhor compreensão dos seus efeitos na saúde bem como a melhoria da avaliação e gestão de risco das substâncias químicas.

A participação dos indivíduos convidados a colaborar neste trabalho de investigação consiste na disponibilização de uma amostra de urina onde serão medidos os químicos e em responder, por telefone, a algumas perguntas sobre a sua própria saúde. No total, serão abrangidos por este estudo cerca de 450 indivíduos, entre os 28 e os 39 anos, residentes em todo o território nacional, encontrando-se a recolha de dados a decorrer a nível nacional.

“Trata-se de uma oportunidade única de conhecer a exposição a químicos da população de uma forma rigorosa e assim contribuir para a redução da exposição da população, promovendo uma melhor qualidade de vida das gerações atuais e futuras. Nesta investigação estão a ser seguidos procedimentos internacionais que irão permitir comparar os resultados obtidos em Portugal com os resultados de outros países europeus”, explica a coordenadora do projeto, Sónia Namorado. Os resultados do estudo serão conhecidos no próximo ano.

Os participantes no INSEF-ExpoQuim poderão ter acesso aos seus resultados e a sua participação não terá qualquer custo. O estudo é desenvolvido pelo Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, em colaboração com as Administrações Regionais de Saúde e com as Secretarias Regionais da Saúde das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, sendo cofinanciado no âmbito da Iniciativa Europeia de Biomonitorização Humana (HBM4EU), financiado ao abrigo do programa europeu Horizonte 2020.