Governo autoriza reforço de profissionais para os hospitais

05/08/2019

O Governo autorizou esta semana, através de um despacho conjunto do Ministério da Saúde e do Ministério das Finanças, a contratação de mais 1.424 profissionais. Os hospitais podem assim dar início aos procedimentos necessários à celebração de contrato sem termo com 552 enfermeiros, 162 assistentes técnicos e 710 assistentes operacionais.

Reconhecendo a recuperação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) como um dos principais desafios de curto/médio prazo e identificando os recursos humanos como um dos pilares do SNS, tem vindo a ser adotado um conjunto de medidas que contribuem para aperfeiçoar a sua gestão. Assim, e não obstante o recente reforço da autonomia devolvida às entidades públicas empresariais (EPE) na celebração de contratos de trabalho em determinadas circunstâncias, entendeu o Governo autorizar a contratação de mais de 1.400 profissionais no sentido de robustecer os serviços.

Os estabelecimentos de saúde identificados ficam, desde já, autorizados a celebrar contratos de trabalho, no limite definido, satisfazendo necessidades identificadas pelos serviços e respetivas administrações regionais de saúde.

Lisboa, 5 de agosto de 2019


Autorizada contratação de 1.424 profissionais para hospitais do SNS

imagem do post do Autorizada contratação de 1.424 profissionais para hospitais do SNS

Um despacho conjunto dos ministérios das Finanças e da Saúde veio autorizar a celebração de contratos de trabalho sem termo com 1.424 trabalhadores para as entidades públicas empresariais do SNS, das carreiras de enfermagem, assistente técnico e assistente operacional. O objetivo passa por repor a capacidade de resposta dos hospitais do SNS afetada com a redução do período normal de trabalho para as 35 horas semanais. Para o efeito, as entidades públicas empresariais do SNS deverão recorrer às bolsas de recrutamento existentes.

O diploma, assinado a 1 de agosto, vem permitir aos hospitais dar início aos procedimentos necessários à celebração de contrato sem termo com 552  enfermeiros, 162 assistentes operacionais e 710 assistentes técnicos, num total de 1.424 profissionais.

Publicado em 6/8/2019