Curso: Técnicas de amostragem de água para análise de fitoplâncton: continuam abertas as inscrições – INSA

imagem do post do Técnicas de amostragem de água para análise de fitoplâncton: continuam abertas as inscrições

06-08-2019

Continuam abertas as inscrições para o curso “Técnicas de amostragem de água para análise de fitoplâncton”, que terá lugar, dia 23 de setembro, nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa. Promovida pelo Departamento de Saúde Ambiental, a iniciativa visa dotar os participantes de conhecimentos básicos sobre as comunidades fitoplanctónicas residentes nas albufeiras portuguesas e sobre diferentes técnicas de colheita de amostras de água doce para sua análise.

“Técnicas de amostragem de água para análise de fitoplâncton” tem como destinatários técnicos de colheitas, responsáveis técnicos de amostragem, técnicos de laboratórios, técnicos de entidades gestoras, de empresas e de laboratórios, docentes e investigadores na área. Os interessados em participar nesta formação, deverão efetuar a sua inscrição, até 13 de setembro, através do preenchimento do seguinte formulário.

“Análise de fitoplâncton: o que é, como se faz e que importância tem?” e “Colheita de amostras para fitoplâncton: fundamento teórico” são os dois principais temas a abordar na componente teórica do curso, enquanto a componente prática, que terá lugar na Barragem de Rio de Mula, em Sintra, incidirá nas técnicas de colheita de amostras para análise fitoplanctónica. Para mais informações, consultar o programa do curso ou a plataforma de e-Learning do Instituto Ricardo Jorge.

A água doce de origem superficial é um recurso fundamental para o abastecimento da população portuguesa. Contudo, a contaminação ambiental desta água pode introduzir níveis elevados de matéria orgânica (eutrofização), o que favorece o crescimento de microalgas, em particular de cianobactérias, que podem estar associadas à produção de toxinas (cianotoxinas) e resultar em efeitos nefastos para a Saúde Pública. A monitorização destas ocorrências nos recursos hídricos superficiais assegura o controlo da qualidade da água, prevenindo riscos para a saúde e reduzindo os custos associados ao seu tratamento.