CH Barreiro Montijo renova certificação da qualidade da Radioterapia

26/08/2019

O Serviço de Radioterapia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo renovou a sua certificação de acordo com a norma ISO 9001:2015, pelas atividades de «planeamento, administração e controlo de radioterapia externa em doentes do foro oncológico», que mantém deste 2009.

Com a implementação deste sistema de gestão da qualidade pretende-se minimizar a ocorrência de complicações associadas aos tratamentos, otimizar o tempo de permanência dos doentes no Serviço para os tratamentos diários, melhorar os circuitos com as instituições que referenciam doentes e garantir a atualização técnica dos seus colaboradores. O Serviço compromete-se também a melhorar continuamente o sistema de gestão da qualidade, trabalhando para aumentar a satisfação dos utentes, das instituições que os referenciam e dos profissionais.

O Serviço de Radioterapia do CHBM iniciou a sua atividade em maio de 2005 e foi o primeiro serviço público a dispor desta terapêutica a sul do rio Tejo. Na sua abertura dispunha de um acelerador linear, um simulador e um sistema de planeamento computorizado tridimensional, tendo ficado desde logo as suas instalações preparadas para receber mais um acelerador linear, instalado em 2010, e ainda um equipamento de braquiterapia.

Está prevista a aquisição de um novo acelerador linear para substituir o atualmente existente, já desajustado face à evolução técnica e científica verificada nos últimos anos.  Este equipamento permitirá aumentar a capacidade de resposta interna para tratamentos complexos, através da realização de técnicas de radioterapia estereotáxica fracionada (SBRT), de radioterapia de intensidade modulada (IMRT) e de radioterapia guiada por imagem (IGRT). Com este equipamento será possível aumentar a precisão do tratamento a realizar e a dose de radiação no volume a tratar, reduzir o tempo de tratamento e diminuir os efeitos secundários.

No primeiro ano de atividade foram tratados 405 doentes. A partir dessa altura o Serviço tem vindo a aumentar a sua atividade, tendo tratado 1.107 doentes e realizado 24.421 tratamentos em 2018.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Barreiro Montijo – http://www.chbm.min-saude.pt/